EDUCAÇÃO

Evento aborda fator previdenciário e desaposentação

Publicado em 28 de novembro de 2011
Celso Pacheco (Cobap), Pedro Dornelles (Fetapergs/Cobap), Glória Bittencourt (Apaepers), Pepe Vargas (Câmara Federal) e Victor Bresolin (Sinpro/RS)

Not available

Celso Pacheco (Cobap), Pedro Dornelles (Fetapergs/Cobap), Glória Bittencourt (Apaepers), Pepe Vargas (Câmara Federal) e Victor Bresolin (Sinpro/RS)

Not available

Na manhã do dia 29 de outubro, o auditório do Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS), em Porto Alegre, sediou debate com diferentes posicionamentos sobre os temas: aposentadoria, fator previdenciário e desaposentação. O evento foi promovido pela Associação dos Professores Aposentados do Ensino Privado do RS (Apaepers) e pelo Sinpro/RS. “Essa iniciativa integra as políticas das duas entidades promotoras no sentido de fomentar o debate e proporcionar informação aos professores sobre tudo que envolve o tema aposentadoria”, explica Glória Bittencourt, presidente da Apaepers e diretora do Sindicato.

A palestra de abertura foi do deputado federal Pepe Vargas, relator do projeto que propõe a “fórmula 95/85” em substituição ao fator previdenciário. O deputado apresentou um panorama sobre o sistema previdenciário brasileiro, principais mudanças ocorridas, importância do Regime Geral de Previdência, além de comparações com outros países. Para ele, avanços importantes ocorreram nos últimos anos.

Também foram painelistas o advogado Pedro Dornelles, da Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do RS (Fetapargs) e da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap) e o economista Celso Pacheco, também da Cobap. Ambos estabeleceram contrapontos às ideias defendidas por Pepe Vargas sobre os temas. Dornelles alertou que hoje as centrais sindicais fazem parte do governo e se dividem na hora de bancar uma posição mais firme a favor dos aposentados. “Enquanto as centrais não tiverem uma posição única será difícil tirar algum avanço mais significativo para evitar perdas”, defendeu o representante da Cobap.

A íntegra do evento está à disposição dos interessados no site do Sinpro/RS na página destinada à Apaepers.

Comentários