EDUCAÇÃO

Professores querem aumento real de salário

Limite de alunos por turma e regulamentação do trabalho extraclasse também são destaques
Publicado em 25 de dezembro de 2011
Assembleia em Porto Alegre

Foto: Igor Sperotto

Assembleia em Porto Alegre

Foto: Igor Sperotto

Mais de 300 professores que já participaram da Assembleia Geral Regionalizada, promovida pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) em novembro, até o fechamento desta edição do Extra Classe contribuíram para a definição da pauta de reivindicações 2012. Dentre os destaques estão o aumento real de salário, a limitação do número de alunos por turma e a regulamentação do trabalho extraclasse.

A Assembleia Geral Regionalizada encerra no dia 6 de dezembro, em Getúlio Vargas, totalizando 26 cidades (Bagé, Santana do Livramento, Lajeado, Erechim, Getúlio Vargas, Santa Maria, Pelotas, Camaquã, Rio Grande, Santo Ângelo, Cruz Alta, Bento Gonçalves, Vacaria, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Carazinho, Uruguaiana, Alegrete, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Candelária, Santa Rosa, Porto Alegre, Canoas e Gravataí). A pauta de reivindicações final será entregue ao Sindicato Patronal (Sinepe/RS).

Este é o segundo ano consecutivo que o Sinpro/RS realiza Assembleia Geral Regionalizada para a definição da pauta de reivindicações. “Esse processo garante a participação de mais professores”, afirma Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS. A data-base da categoria é 1º de março.

Em Lajeado, assembleia ocorreu no dia 25 de novembro

Foto: Valéria Ochôa/Comunicação Sinpro/RS

Em Lajeado, assembleia ocorreu no dia 25 de novembro

Foto: Valéria Ochôa/Comunicação Sinpro/RS

ANTECIPAÇÃO – No mês de outubro, a direção do Sinpro/RS entregou ao Sinepe uma pauta preliminar de reivindicações acompanhada da proposta de antecipação das negociações de modo a coincidir com o planejamento das escolas e a definição de seus orçamentos. “Apesar de não ter sido aceita pelo Sinepe/RS essa proposição, a pauta preliminar serviu de sinalizador para as escolas quanto às demandas dos professores para o próximo ano”, observa Cecília.

CALENDÁRIO ESCOLAR 2012
Assinado Protocolo de Intenções

Foi assinado no dia 10 de novembro, na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o Protocolo de Intenções para estabelecimento do Calendário Escolar 2012, que define o início do ano letivo entre 22 e 27 de fevereiro e encerramento até 21 de dezembro nas redes pública e privada de ensino do Rio Grande do Sul.

O objetivo do documento é promover uma maior uniformidade do calendário das atividades das instituições de ensino das redes pública e privada através da determinação de datas de início e fim do ano letivo. O protocolo observa os dispositivos da Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que determina o cumprimento mínimo de 200 dias letivos e 800 horas-aula anuais.

“A assinatura de Protocolo de Intenções é uma iniciativa do Sinpro/RS nos últimos anos, com o objetivo de discutir com os segmentos da Educação o início e o final do ano letivo, considerando que as redes de ensino têm autonomia para decidir sobre esse tema. Assim, os professores da rede privada que também são professores das redes públicas podem, de fato, desfrutar das merecidas férias”, pondera Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS.

SINDICALIZAÇÃO 2011 – O Sinpro/RS sindicalizou 1.687 professores neste ano, superando a meta de 1.358 definida para 2011. Atualmente, conta com um quadro social de 17.942 – mantendo a média de 55% dos professores do ensino privado no estado associados. “Quanto mais professores sindicalizados, mais forte estará o Sindicato”, observa Sani Cardon, diretor do Sinpro/RS.

CARTÕES – Nos meses de dezembro de 2011 e janeiro de 2012, o Sinpro/RS enviará pelos Correios novos cartões SINPRORS Vantagem para cerca de 5 mil professores associados. Os cartões são a identificação de sindicalizado. Com ele, o professor ganha descontos especiais em produtos e serviços (confira a lista completa emwww.sinprors.org.br).

Os cartões são renovados a cada três anos para titulares e dependentes.

Comentários