EDUCAÇÃO

Aprovado Projeto do Plano de Carreira

Publicado em 12 de abril de 2012
Deputados estaduais foram unânimes na votação

Foto: Marcos Eifler/Agência ALRS

Deputados estaduais foram unânimes na votação

Foto: Marcos Eifler/Agência ALRS

Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto que institui o Plano de Empregos, Funções e Salários, cria os empregos permanentes e os empregos e funções em comissão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs. Até a votação em plenário, no dia 20 de março, foi um ano e três meses de negociações marcadas pela intensa mobilização de professores e técnicos administrativos, Sinpro/RS, Aduergs, Semapi e Assuergs. O novo plano complementa a Lei nº 12.235, de 13 de janeiro de 2005, que não contempla na totalidade a estrutura universitária prevista no Estatuto da instituição, não prevê um quadro técnico responsável pela manutenção das bibliotecas e laboratórios de ensino e não estabelece um Plano de Carreira para os servidores.

Com a aprovação do projeto, o padrão salarial da Uergs passa a se equiparar ao das universidades federais. Também serão adotados mecanismos de valorização e de estímulo à qualificação profissional, como o adicional de dedicação exclusiva para os professores, equivalente a 40% do salário básico, e o adicional de incentivo à capacitação para os técnicos e servidores administrativos. O projeto, que será sancionado em até 30 dias a contar da votação, pelo governador Tarso Genro, não cria nenhum novo emprego em comissão, prevendo o total 600 professores.

De acordo com o diretor do Sinpro/RS, Amarildo Cenci, a mobilização dos professores foi fundamental na construção da proposta de Plano de Carreira da Uergs e aprovação do projeto pelo Legislativo. “Com a implantação do Plano de Carreira e os concursos previstos para a contratação de docentes, a Uergs passa a se constituir em um novo e atraente espaço de trabalho para os professores”, observa o dirigente.

Comentários