OPINIÃO

Soluções em gotas para problemas demais

Publicado em 10 de julho de 2012

Rejeitada pela Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada de 20 a 22 de junho, a economia verde foi aprovada no texto final como caminho para o desenvolvimento sustentável. Nesta edição do Extra Classe, a cobertura exclusiva da Rio+20, seus desdobramentos e contradições. O efeito prático do saldo do evento equivale a uma gota no oceano, como bem traduz a arte criada por Edgar Vasques para a nossa capa deste mês.

A Conferência também é tema da entrevista do mês, que traz a avaliação do geógrafo Aron Belinky, coordenador de Processos Internacionais da Vitae Civilis, uma das ONGs brasileiras mais atuantes na mediação das negociações diplomáticas envolvendo meio ambiente na Rio+20, e que foi o responsável pela condução dos Diálogos Nacionais que antecederam o encontro. O resultado do evento, critica ele, é fraco e pouco ambicioso. No entanto, o consenso firmado entre os 191 países deixa referências importantes para o debate e as ações futuras ao pautar a agenda internacional sobre desenvolvimento sustentável.

Iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Observatório de Favelas e da Unicef, em colaboração com o Laboratório de Análise de Violência da Uerj, o estudo Homicídios na Adolescência no Brasil mostra que os jovens negros estão mais expostos à violência do que os brancos. A estimativa é de que, no período de 2008 a 2014, 32 mil jovens de 12 a 18 anos sejam assassinados nos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, como mostra a reportagem. Também é pauta nesta edição a crescente imposição de hábitos humanizados aos animais domésticos, o que provoca enfermidades como obesidade e problemas de coluna. Em Cultura, o centenário de Contos Gauchescos e as novas abordagens sobre a obra de Simões Lopes Neto.

Comentários