EDUCAÇÃO

Pais e estudantes juntam-se à campanha

Publicado em 10 de agosto de 2012

Mais de 4 mil acessos foram registrados no site www.limitedealunosporturma.com.br apenas no mês de julho, quando o Sinpro/RS divulgou a lista de instituições de ensino, da Educação Básica e da Educação Superior, que mantiveram turmas com excesso de alunos no primeiro semestre deste ano, com base nos parâmetros defendidos pelo Sindicato (quadro em Baixo). Um aumento de oito vezes em relação aos acessos do mês anterior. O estudo foi realizado entre maio e junho em todo o estado e apresenta 63 instituições com turmas com excesso de alunos.

Cresceu também a demanda de pais e estudantes ao Sinpro/RS buscando informações a respeito e denunciando turmas com excesso de alunos. “Há um entendimento de que turmas lotadas prejudicam a qualidade do ensino”, observa Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS. “O Sindicato vai realizar neste semestre um evento reunindo as associações de pais e mestres e de alunos para discutir o problema”.

O assunto ganhou repercussão na imprensa. Os jornais Zero Hora, Correio do Povo e Jornal do Comércio, com circulação estadual, abordaram também o acordo firmado pelo Sinpro/RS com o Colégio Bom Jesus/ Sevigné, de Porto Alegre, que garantiu o pagamento de 30% de hora-atividade aos professores devido ao excesso de alunos em uma turma do 8º ano e outra no Ensino Médio. A Razão, de Santa Maria, ONacional, de Passo Fundo, e o Diário de Canoas, de Canoas, divulgaram o estudo do Sinpro/RS. A RBSTV também fez uma reportagem especial sobre o tema e a Andi Comunicação e Direito tratou do assunto nosite e em newsletter nacional.

A campanha pela limitação no número de alunos por turma foi lançada em 2010 pelo Sinpro/RS, que passou a debater publicamente o assunto por meio do site www.limitedealunosporturma.com.br. “Apesar de não conseguirmos avançar na mesa de negociação, com a denúncia pública estamos sensibilizando pais e estudantes, que têm questionado o problema junto às instituições de ensino”, observa Cecília.

EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Infantil
0 a 2 anos: 7 alunos
3 a 4 anos: 15 alunos
5 anos: 20 alunos

Ensino Fundamental
Anos iniciais (1º ao 5º): 25 alunos
Anos finais (6º ao 9º): 35 alunos

Ensino médio
40 alunos

EDUCAÇÃO SUPERIOR
50 alunos

Comentários