EDUCAÇÃO

Estresse dos professores é analisado em livro

Publicado em 6 de outubro de 2012

O livro Professores no limite – O estresse no trabalho do ensino privado do Rio Grande do Sul (Carta, 47 p.) mostra a relação da sobrecarga de trabalho e das atividades extraclasse com o comprometimento da saúde dos professores.

Uma das principais bandeiras dos sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Fetee/Sul), a melhoria das condições de trabalho dos professores amplia sua literatura com essa publicação. Trata-se da apresentação, em livro, da pesquisa realizada em 2011 pelo Programa de Pós-graduação da Unisinos para a Fetee/Sul para aprofundar o estudo sobre as causas e consequências do estresse dos docentes.O resultado do levantamento é analisado com clareza, objetividade e critérios científicos pelas pesquisadoras Janine Kieling Monteiro, Patrícia Dalagasperina e Maríndia Oliveira de Quadros, convertendo a obra em um documento esclarecedor sobre as condições e o meio ambiente de trabalho nas escolas privadas do estado.

A obra foi lançada na assembleia geral dos professores, no último dia 29 de setembro, em Porto Alegre, e está sendo distribuída gratuitamente aos professores.

Comentários