EDUCAÇÃO

Novo levantamento

Publicado em 30 de abril de 2013

O Sinpro/RS iniciou em março o novo levantamento para identificar as instituições de ensino, da educação básica e educação superior, com excesso de alunos por turma. A pesquisa eletrônica feita junto aos professores afere a realidade do primeiro semestre de 2013. Em menos de 20 dias, o Sindicato recebeu 130 denúncias de escolas da educação básica em todo o estado.

“O novo levantamento mostrará a realidade das do ensino privado. Em 2013, o Sinpro/ RS continua recebendo denúncias de professores que relatam a dificuldade de trabalhar em turmas cada vez mais cheias”, afirma Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS. Para manter o debate aberto à sociedade, o Sindicato divulga semestralmente no site Limite de Alunos por Turma(www.limitedealunosporturma.com.br) a lista completa das instituições com o problema.

AUDITORIAS – De acordo com o Departamento Nacional de Auditorias do SUS (Denasus), no Rio Grande do Sul são feitas 90 auditorias por ano, o que equivale a auditar menos da metade das denúncias de fraudes recebidas pelo MP e pela Polícia Civil, que demandam a abertura desses procedimentos. Atualmente, Denasus tem 224 auditorias abertas no RS. “A fiscalização do sistema público de saúde, que deveria começar no âmbito dos municípios, muitas vezes esbarra no aparelhamento dos Conselhos Municipais de Saúde pelas prefeituras. No RS, apenas 16 municípios têm sistemas formais de controle”, aponta o chefe do Denasus no estado, Stênio Rodrigues.

O resultado do levantamento deste primeiro semestre deve ser publicado em maio.

Comentários