EDUCAÇÃO

Professores do ensino privado votarão em agosto

De 27 a 29 de agosto, os professores associados ao Sinpro/RS participam da maior eleição da história do Sinpro/RS em número de votantes: mais de 18,3 mil em todo o estado
Publicado em 17 de agosto de 2013
Pleito envolverá mais de 600 pessoas e aproximadamente 250 urnas fixas e volantes

Igor Sperotto

Pleito envolverá mais de 600 pessoas e aproximadamente 250 urnas fixas e volantes

Igor Sperotto

Uma chapa se inscreveu para pleito, que definirá a direção colegiada do Sindicato para o triênio 2013/1016. A Chapa 1 – Profissão Professor, de situação, é composta por 62 integrantes, dos quais 32 são novos, representando uma taxa de renovação de mais de 50% dos dirigentes, e tem representantes em todas as regionais do Sindicato e de todos os níveis e modalidades de ensino.

As eleições no Sinpro/RS envolvem mais de 600 pessoas entre candidatos, comissão, mesários e funcionários do Sindicato. Serão instaladas aproximadamente 250 urnas − fixas e volantes − em Porto Alegre, na Região Metropolitana e nas Regionais. “Esses números dão a dimensão do tamanho do processo e todo o trabalho e infraestrutura necessários à organização das eleições. Nossa expectativa é pela participação do maior número de professores”, afirma Cássio Bessa, diretor do Sinpro/RS. Para ter validade, a eleição deve atingir 50% de votantes do colégio eleitoral em primeiro turno e, para confirmar a eleição, a chapa deve obter 50% dos votos válidos.

O professor Rômulo Escouto, integrante da comissão eleitoral, afirma que nos últimos anos a categoria tem demonstrado absoluta compreensão acerca da grandeza desse momento. A apuração será feita pela comissão eleitoral em Porto Alegre nos dias seguintes à votação.

ELEITORES – Estão aptos a votar os professores que atuam no ensino privado em todos os níveis e modalidades, associados ao Sinpro/RS há mais de três meses (ou até 27 de maio) e em dia com as mensalidades e serviços contratados junto ao Sindicato. Também é garantido o direito de voto aos aposentados.

ONDE VOTAR – Urnas fixas serão instaladas nas grandes instituições em todo o estado, e urnas volantes passarão nas demais. Uma urna fixa estará disponível na Sede estadual do Sinpro/RS, em Porto Alegre, durante os três dias da eleição. Professores que atuam em instituições com até três associados ao Sindicato, aposentados e quem paga a mensalidade por boleto bancário receberão a cédula de votação pelos Correios. “Aos que trabalham em mais de um local, pedimos que votem preferencialmente na instituição pela qual descontam a mensalidade. Porém, caso não seja possível, podem votar em separado em qualquer outra urna”, explica Bessa. Informações em www.sinprors.org.br/eleicoes.

Comentários