EDUCAÇÃO

Assume a Direção Colegiada

Publicado em 15 de setembro de 2013

sind_6

Arte: D3 Comunicação

Arte: D3 Comunicação

Durante a gestão 1992-1995, o Sinpro/RS, depois de assumir o conceito Sindicato Cidadão, rompeu com o presidencialismo, adotando para o mandato seguinte o formato de Diretoria Colegiada. A decisão foi tomada pela categoria em 1994, durante o 4º Cepep, e foi implantada a partir de 1995.

INFORMAÇÃO – A área da comunicação com a categoria, que sempre foi uma prioridade, desde o início da ação da oposição sindical no final dos anos 1970, também recebeu incrementos. Duas iniciativas destacaram-se a partir de 1992: a reformulação do entãoJornal do Sinpro/RS, com mudanças editoriais inéditas na área sindical, incluindo textos de colaboradores como Luis Fernando Verissimo, Moacyr Scliar, Ruy Carlos Ostermann; e a adoção da profissionalização da linha de comunicação da campanha salarial daquele ano, com o slogan Por uma escola que não fique só na fachada, concebida por uma agência de publicidade e veiculada em todo estado.

JORNAL EXTRA CLASSE – Em março de 1996, o Sinpro/RS lança o jornal Extra Classe – outro marco não só na comunicação da entidade, mas na consolidação de seu perfil cidadão e da sua influência na sociedade. Foi uma iniciativa pioneira no sindicalismo brasileiro conceber um jornal sindical não só para comunicar-se com a categoria e com a sociedade. O novo jornal passou a expressar a estatura política da entidade, com matérias e reportagens investigativas, tratando de debates e tendências sociais em curso. Logo, o Extra Classetornou-se objeto de teses acadêmicas não só na área do jornalismo. Atualmente, acumula 27 prêmios de jornalismo. Na mesma perspectiva, ainda em 1997, começou a ser construído o site do Sinpro/RS, que hoje é um portal de excelência nos serviços oferecidos aos professores, além de fonte sempre atualizada de informação.

Ao longo deste ano, o Extra Classe publicará fatos marcantes da história do Sinpro/RS.

Comentários