EDUCAÇÃO

Diretor do Sinpro/RS foi vitimado por infarto

Publicado em 15 de setembro de 2013
Odir Ruckhaber

Igor Sperotto

Odir Ruckhaber

Igor Sperotto

Faleceu no último dia 13 de agosto, em sua residência, o diretor do Sinpro/RS – Regional Santo Ângelo, Odir Francisco Dill Ruckhaber, 56 anos, vítima de infarto. Odir também integrava a Chapa 1 – Profissão Professor.

Formado em Engenharia, professor da Universidade Regional Integrada (URI), de Santo Ângelo, Odir foi militante do Sinpro/RS desde a década de 1980, passando a integrar a Direção Colegiada, na Regional Santo Ângelo, em 1995. Também integrava o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) há 24 anos como diretor e conselheiro. No último período, estava na coordenação da Comissão de Ética. Odir foi diretor da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais do RS por duas gestões, de 2003 – 2008.

Ativista incansável

Foi em meio a mais uma Campanha Eleitoral do Sinpro/RS, numa manhã de terça- feira, 13, que o Odir nos deixou.

Era mais uma Campanha, vivenciada com intensidade e senso de compromisso, tarefa que se somava a tantas outras em uma vida sempre intensa.

Militância em várias entidades, somada às aulas na URI, que sempre prestigiou e que ajudou a construir na região missioneira desde o tempo de funcionário da então Fundames.
Professor e engenheiro, dirigente do Sinpro/RS, conselheiro do Crea, diretor da Mútua do Crea, entusiasta do associativismo e da parceria.

Parceiro de luta, de esperança sempre renovada, mesmo nas adversidades das conjunturas difíceis e da intransigência patronal, mas sempre disposto para a festa de celebração da vida.

Nas reuniões do Sindicato, suas manifestações, marcadas pelo uso de expressões eruditas, mesmo quando destacavam dificuldades, tinham um sentido positivo e um realce de compromisso com a causa em questão.

A mais famosa de suas manifestações, no entanto, e que bem sintetizou o seu espírito militante e festivo, foi a defesa de uma proposta salarial lá nos anos 1990 convertendo os valores em quilos de picanha e garrafas de cerveja, que arrancou aplausos generalizados e aprovação ampla da proposta que defendia.

Era um entusiasta dos projetos do Sinpro/RS, em especial da Casa do Professor, que frequentava nas suas vindas quase semanais a Porto Alegre.

As reuniões e os eventos do Sinpro/RS perderam um emblema de assiduidade e descontração. As atividades lúdicas, nos eventos políticosindicais, perderam um militante.

Os professores e o Sinpro/RS perderam um ativista incansável de suas causas.

Obrigado Odir, pela tua dedicação e entusiasmo.

Marcos Júlio Fuhr
Direção Colegiada

Comentários