EDUCAÇÃO

Semana da Consciência Profissional

Publicado em 15 de setembro de 2013

Na semana em que se comemora o Dia do Professor, de 14 a 18 de outubro, o Sinpro/RS realizará a segunda edição da Semana da Consciência Profissional, que tem como objetivo provocar a reflexão sobre temas importantes da condição profissional dos professores do ensino privado.

Segundo a direção do Sindicato, neste ano, a semana será temática e centrada no direito ao descanso, devido ao volume excessivo de trabalho extraclasse imposto aos professores pelas instituições, comprometendo esse direito. “As exigências exageradas de trabalho extraclasse, sem remuneração, são a maior queixa dos professores do ensino privado. É um tema que o Sindicato já vem trabalhando em diversas campanhas. O assunto merece destaque na Semana da Consciência pelo que representa de afronta à condição profissional dos professores”, destaca Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.

Durante a Semana da Consciência Profissional os dirigentes do Sindicato intensificarão as visitas às instituições de ensino para propor discussão sobre o tema pautado. Também será promovida campanha de mídia para informar a sociedade gaúcha sobre este problema no ensino privado.

PARALISAÇÃO NACIONAL – A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) intensificará a luta pela regulamentação do trabalho extraclasse. Uma das ações será o Dia de Paralisação Nacional, marcado para 20 de outubro. O objetivo é chamar a atenção da opinião pública para a mobilização e resistência dos professores ao trabalho extraclasse que compromete o seu direito ao descanso. A campanha, de caráter nacional, será trabalhada de forma especifica em cada estado. “Aqui no RS teremos a segunda edição do Domingo de Greve, já feito em 2011 com grande repercussão na categoria e na mídia”, afirma Cassio Bessa, diretor do Sinpro/RS.

Comentários