EDUCAÇÃO

Ação judicial busca prioridade aos salários

A Justiça do Trabalho deferiu o pedido de antecipação de tutela, formulado pelo Sinpro/RS, garantindo a prioridade ao pagamento dos salários
Publicado em 10 de outubro de 2013

A Justiça do Trabalho deferiu no dia 26 de setembro pedido de antecipação de tutela formulado pelo Sinpro/RS, em conjunto com os sindicatos representantes dos técnicos e administrativos das instituições de ensino, garantindo a prioridade ao pagamento dos salários.

A iniciativa dos sindicatos foi motivada pelo comprometimento das receitas da Ulbra por bloqueios judiciais referentes a execuções da Justiça comum movidas por fornecedores, prestadores de serviço e bancos contra a instituição. A decisão do juiz da 3ª Vara do Trabalho de Canoas, Luiz Fernando Bonn Henzel, assegura o pagamento integral da folha salarial vencida, bem como daquelas que vencerem no curso do processo. Também garante a preferência desses créditos alimentares em detrimento dos demais credores não trabalhistas. A decisão judicial determina o bloqueio R$ 15,1 milhões.

Os atrasos salariais se agravaram em agosto. Os vencimentos de julho foram integralizados somente em setembro e, do salário de agosto, a instituição pagou somente 35% até o dia 19 de setembro. Ao longo do mês, o Sinpro/RS realizou reuniões de mobilização com os professores de todos os campi da Ulbra no estado para uma Assembleia Geral no dia 30, com indicativo de paralisação das atividades docentes.

Comentários