OPINIÃO

Nesta edição…

Publicado em 10 de outubro de 2013

Em outubro, o Extra Classe aborda uma vasta gama de assuntos: religião, saúde, ambiente, qualidade de vida, política, entre outros. Em entrevista à jornalista Grazieli Gotardo, a psicanalista norte- -americana Marlene Winell polemiza acerca dos traumas gerados nas pessoas a partir do fundamentalismo religioso. Segundo ela, a exposição de crianças a ambientes religiosos radicais é prejudicial, podendo gerar danos para toda a vida.

Os repórteres Alceu Luís Castilhos e Fábio de Castro apresentam uma matéria que revela a articulação política que está levando à maior ofensiva contra os direitos dos povos indígenas de que se teve notícia no século 21. Com forte influência no Congresso Nacional e nos governos, o lobby ruralista atropela as demarcações reservadas aos povos indígenas e busca a legitimação das grilagens no Legislativo.

Em reportagem de Roberto Villar Belmonte, os novos atores do governo estadual na área ambiental: o secretário do Meio Ambiente, o coordenador do Plano RS Sustentável e o presidente da Fepam, que assumiram após o escândalo das licenças ambientais revelado com a Operação Concutare, explicam os novos procedimentos do governo Tarso para recuperar o tempo perdido no setor. Enquanto isso, ambientalistas abandonam seus assentos no Conselho Estadual do Meio Ambiente.

Encartado na edição, o Caderno Especial – Qualidade de Vida, com textos de Marcia Camarano, investiga as origens do ócio e da luta pelo direito ao descanso. Resgatamos texto do pioneiro no tema, Paul Lafargue, cubano-francês, genro de Karl Marx, que em 1880 publicou O direito à preguiça, um texto provocador, que usa o termo preguiça intencionalmente para polemizar acerca da satanização do descanso e sua transformação em pecado pela Igreja, discurso que sempre veio a calhar às classes patronais desde a Primeira Revolução Industrial. O encarte integra a 2ª Semana da Consciência Profissional, que convida os professores a resistir ao excesso de trabalho, reservando mais tempo ao descanso e lazer.

No campo da saúde, matéria de Cleber Dioni Tentardini mostra os perigos à saúde da ampliação da instalação das antenas de retransmissão e do próprio uso de aparelhos celulares. O EC ouviu especialistas e apurou que a Agapan lidera movimento para resistir ao avanço das operadoras de telefonia que pretendem dobrar a cobertura para 2014.

E ainda, as colunas de Verissimo, Fraga, Marco Weissheimer e Marcos Rolim, além das charges e tiras de Santiago, Canini e Edgar Vasques. Boa leitura.

Comentários