EDUCAÇÃO

NAP implanta núcleo em Santa Maria

Publicado em 8 de dezembro de 2013

O Núcleo de Apoio ao Professor Contra a Violência (NAP), do Sinpro/RS, realizou em 20 de novembro a implantação, em Santa Maria, do seu primeiro núcleo no interior do estado. Na região, o NAP será coordenado por uma equipe multidisciplinar composta por diretores da regional do Sindicato, assessoria jurídica e assessoria psicológica. O serviço de apoio é oferecido aos associados do Sindicato com o objetivo de apoiar os professores que sofrem violência ou constrangimento no ambiente de trabalho.

Em novembro, o Núcleo promoveu no município o encontro sobre Conflitos no ambiente escolar – A solidão do Professor, conduzido por Roséli Cabistani, psicanalista e membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).

Conforme Cecília Farias, diretora do Sinpro/ RS, a opção por Santa Maria se deve ao fato de o município ser um grande polo educacional, com relatos sobre situações de violência contra docentes. “Estamos investindo nesse serviço por entender que os professores passam por grande pressão no seu ambiente de trabalho, o que gera estresse e outras doenças. O NAP é um espaço de acolhida e auxílio ao professor”, resssalta Cecília. A continuidade da interiorização está no planejamento do Sinpro/RS. Em 2014, professores de outras duas Regionais passarão a contar com o serviço.

Comentários