OPINIÃO

Política em xeque

Publicado em 14 de julho de 2014

Pauta histórica dos movimentos sociais sempre barrada no Congresso, a reforma política, especialmente no que se refere ao financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas, vem mobilizando amplos setores da sociedade. A pressão por mudanças se intensificou a partir das manifestações de junho de 2013 e motivou pedido de Constituinte enviado à Câmara dos Deputados pela Presidência da República. Mas a proposta, assim como outros projetos de reforma, não vingou por falta de apoio, inclusive de parlamentares da própria base aliada e do PT.

O episódio mobilizou os movimentos sociais na construção de um plebiscito popular sobre reforma política, com ênfase no financiamento público de campanhas, que será realizado na Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro. O plebiscito já conta com a adesão de mais de 240 entidades e novos comitês de votação estão sendo organizados em todo o estado, inclusive pelo Sinpro/RS, que integra a organização estadual do movimento. Confira matéria nas páginas 8 e 9.

CALL CENTER – Reportagem de capa desta edição mostra que mais de 2 milhões de teleoperadores, em todo Brasil, sofrem com baixos salários pressão constante e adoecimento precoce decorrente da precarização no setor. Eles ganham um salário mínimo, trabalham de forma terceirizada, sob pressão constante para cumprimento de metas consideradas impossíveis, e por tabela, servem de escudo entre empresas dos mais variados tipos de comércio, prestação de serviço e produtos e as respectivas clientelas.

A falta de investimentos em reciclagem e em políticas de redução do volume de lixo faz com que Porto Alegre desperdice milhões com a exportação de resíduos para fora da Grande Porto Alegre, conforme demonstra a reportagem de meio ambiente. Confira também matérias sobre a sanção do Plano Nacional de Educação, que estabelece as metas e estratégias para o sistema de ensino no país no próximo decênio, a movimentação no ensino.

Comentários