EDUCAÇÃO

Mais 1,4 mil novos associados no primeiro semestre

Publicado em 11 de agosto de 2014

Mais 1,4 mil novos associados no primeiro semestre

Imagem: Arte D3 Comunicação

Imagem: Arte D3 Comunicação

O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) somou 1.421 novos professores ao quadro social. O número é duas vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2013 e foi conquistado pela campanha de sindicalização Você conta com o Sinpro, o Sinpro conta com você. A ação foi promovida em todo o estado. Até o encerramento desta edição, o Sinpro/RS contava com 4,35% de professores associados, em um total de 35.662 docentes do ensino privado gaúcho.

A campanha que encerrou no dia 30 de junho é realizada anualmente há pelo menos 15 anos. Ela pontua a luta sindical pela valorização dos professores e conquistas, como a garantia do adicional por aprimoramento acadêmico e por tempo de serviço, desconto para dependentes, garantia de piso salarial para os docentes da educação básica, além de participação ativa do Sindicato na elaboração de planos de carreira na educação superior.

“Ações como essas têm uma motivação mais ampla do que se imagina, elas buscam principalmente divulgar a importância e as vantagens que o professor tem em associar-se ao seu Sindicato”, afirma Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS. A dirigente lembra ainda que os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) não são concessões dos  empregadores, mas conquistas que precisam ser mantidas nas negociações com o Sindicato patronal.

Em 2014, a campanha convidou os professores associados a sindicalizarem seus colegas. Para estimular o processo, foram estabelecidos parâmetros que, uma vez atingidos, concediam benefícios aos docentes que participaram da ação. Ao todo, foram entregues 26 jantares em restaurantes locais, uma viagem para Cambará do Sul e três para Montevidéu, no Uruguai. A professora Clair Dallagnol, de Erechim, foi uma das contempladas com a viagem internacional.

Associada ao Sinpro/RS desde 2008, Clair se disse surpresa com a premiação, pois sempre incentiva as colegas a se sindicalizarem e neste ano não foi diferente, ela efetivou 12 novos associados. “Acho um ponto muito positivo ser sindicalizada, sempre que precisei pude contar com o Sindicato. Já usei a assessoria jurídica, gosto das ações promovidas no Dia do Professor e dos convênios aqui na minha cidade”, destaca.

Comentários