CULTURA

Programação especial marcará aniversário de dez anos

Publicado em 12 de dezembro de 2014

Fundação Cultural e Assistencial Ecarta completa, no próximo ano, uma década  de atividades ininterruptas e promete uma programação especial de aniversário. Instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), a organização realiza atividades permanentes nas áreas da Cultura e Educação, por meio de cinco projetos: Galeria de Arte, Ecarta Musical, Núcleo Cultural do Vinho, Conversa de Professor e Cultura Doadora.

“Além de comemorar o aniversário de dez anos, vamos intensificar a presença da Fundação no interior do estado, mais carente de opções culturais”, projeta Marcos Fuhr, presidente da Fundação Ecarta. Somente em 2014, mais de 7 mil pessoas participaram
da programação, com atividades realizadas em Porto Alegre e no interior. A ideia é levar os
projetos a mais gente. “A Ecarta tem como propósito promover o acesso a bens culturais”, destaca Fuhr.

Interessados em levar os projetos para a sua cidade por meio de parcerias podem entrar em contato com a secretaria da Fundação, pelo e-mail secretaria@fundacaoecarta e fone 51. 4009-2971.

ECARTA MUSICAL – Investe na valorização dos músicos e na produção musical do estado, promovendo shows quinzenais com entrada franca na sede da Ecarta, em Porto Alegre, e no interior do estado. Em 2014, foram realizados 23 shows em Porto Alegre e seis apresentações itinerantes, que abrangeram Passo Fundo, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Rio Grande, além de uma oficina sobre acordeon, com média de 70 pessoas por apresentação, superando um público de 2 mil pessoas.

EDUCAÇÃO – O projeto Conversa de Professor foi realizado em Passo Fundo, Vacaria, Venâncio Aires, Charqueadas e Taquari, em 2014, para mais de 1,2 mil professores da educação infantil. Dentre os temas: Crianças inquietas em sala de aula: lidando com TDAH no dia a dia da escola; Atualização em autismo infantil e inclusão; O corpo fala e conta; A importância do toque nos vínculos entre adulto e criança; Contação de histórias; Linguagem corporal e o teatro; Conceitos matemáticos: desenvolvimento do raciocínio-lógico na infância, entre outros.

CULTURA DO VINHO – Desde 2005, o Núcleo Cultura do Vinho promove cursos, palestras, encontros e eventos com o objetivo de conhecer, debater e divulgar a geografia, a produção, as características e as peculiaridades do vinho enquanto parte da cultura da humanidade. Neste ano, foram realizados 27 eventos, com a participação de mais de 600 pessoas. As atividades do Núcleo Cultura do Vinho são as únicas atividades na programação regular da Ecarta com inscrições pagas.

PRIMEIRO PATROCÍNIO
Arte-educação na Galeria Ecarta
Em 2014, a Galeria Ecarta realizou a sua primeira mostra com projeto educacional. Foi também o primeiro projeto viabilizado integralmente com recursos públicos do Pró-Cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Para tocar e para assistir – Aparelhos sonoros, de Chico Machado, contemplou exposição, mediação, visitação de escolas e material educativo.

Professores e estudantes participaram do projeto para tocar e para assistir

Foto: Igor Sperotto

Professores e estudantes participaram do projeto para tocar e para assistir

Foto: Igor Sperotto

A exposição discutiu a chamada “arte sonora”, segmento em ascensão no campo das artes contemporâneas. A mostra e as oficinas, realizadas de março a maio, contaram com 450 visitantes, entre professores, estudantes e público em geral.

ScreenHunter_698 Dec. 12 15.50

Not available

Estudantes relacionam doação com qualidade de vida

Not available

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Tema ganha espaço nas instituições de ensino
Lançado em setembro de 2012, o projeto Cultura Doadora propôs um desafio aos professores: abordar o tema em sala de aula. Com apenas dois anos de atividades, o projeto chegou a mais de 3 mil pessoas. Somente neste ano foram realizadas aulas magnas na Universidade de Caxias (UCS), em Vacaria, e na Ulbra, em Guaíba, e palestras no Instituto Porto Alegre (IPA), em Porto Alegre e na Faccat, em Taquara, envolvendo mais de 2 mil estudantes.

Várias escolas utilizaram as propostas pedagógicas, disponibilizadas gratuitamente no site da Ecarta (www.ecarta.org.br/doadora). Como a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Aparecida, de Portão, cujo projeto desenvolvido pelos alunos do quinto ano, chamado Gralha Azul, foi selecionado para a Mostratec, feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo. Também, um grupo de 22 estudantes de diferentes cursos de licenciatura da Ulbra desenvolveu na disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico projetos de planejamento interdisciplinar de ensino aprendizagem, cujo tema transversal foi doação de orgãos. Os projetos foram doados para a Fundação Ecarta disponibilizar no site.

LOS 3 PLANTADOS – Em setembro, para comemorar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, a Ecarta também promoveu o show inédito dos Los 3 Plantados, criado pelos músicos Bebeto Alves, King Jim e Jimi Joe, que passaram por transplantes recentemente e se associaram ao projeto para estimular a divulgação do tema. O show foi o maior Realizado no Ecarta Musical e está motivando um projeto mais amplo: aulas show (palestra seguida de show musical) em parceria com diversas universidades no estado para 2015.

Comentários