EDUCAÇÃO

Sinpro/RS pretende associar 1,9 mil professores

Publicado em 13 de março de 2015

A Campanha de sindicalização 2015 tem como meta ampliar em 1,9 mil o quadro social do Sindicato, contemplando todos os níveis educacionais. Com 19,2 mil associados, atualmente, o Sinpro/RS tem um dos maiores percentuais de sindicalização do país, mais de 55% da categoria está sindicalizada. Ao todo são 32,5 mil docentes que atuam no ensino privado gaúcho. “Este é um trabalho sistemático no Sinpro/RS”, destaca Cecília Farias, diretora do Sindicato. Com o slogan Você conta com o Sinpro/RS, o Sinpro/RS conta com você, a ação pontua a luta sindical pela valorização dos professores e conquistas, como a garantia do adicional por aprimoramento acadêmico e por tempo de serviço, desconto especial para dependentes, garantia de piso salarial para os docentes, além de participação ativa do Sindicato na elaboração de planos de carreira na educação superior. “A legitimidade de um sindicato passa, necessariamente, pela adesão da categoria. A adesão ao projeto do Sindicato é muito boa. Os professores se sentem representados”, explica Cecília.

SERVIÇOS Os professores associados contam com uma série de benefícios, como o Sinpro/RS Vantagem, cartão de descontosque pode ser usado em diversos estabelecimentos em todo o estado. No Sinpro/RS Saúde, o professor encontra opções de planos de saúde, pela Unimed, e odontológico, pela Uniodonto. Os sindicalizados ainda podem usufruir da Casado Professor, assessoria jurídica especializada e previdência privada. A abordagem aos professores está sendo feita pelos dirigentes do Sindicato diretamente nas instituições de ensino. No site do Sinpro/RS (www.sinprors.org.br) também é possível preencher a ficha de Sindicalização, bem como diretamente na Sede estadual (Av. João Pessoa, 919 – Porto Alegre/RS) ou nas regionais do Sindicato em todo o estado.

SANTA ROSA
Dom Hermeto e Cristo Rei encerraram atividades
Duas escolas que estão na área de abrangência da Regional Santa Rosa do Sinpro/RS fecharam suas portas neste ano: L’Hermitage Dom Hermeto, de Três de Maio, e L’Hermitage Cristo Rei, de Horizontina, instituições tradicionais da região Noroeste do Rio Grande do Sul, que empregavam um total de 43 professores. O Sinpro/RS, que acompanhou todo o processo de fechamento, desde que a atual mantenedora informou aos professores e a comunidade escolar da decisão, em 2014, efetuou as homologações das rescisões dos docentes no mês de janeiro.

“O encerramento das atividades dessas escolas teve grande impacto nos professores e na comunidade. Muitos docentes fizeram toda sua carreira nas instituições. O Sinpro/RS fez reuniões com os professores e está atento para que todos os direitos rescisórios sejam cumpridos pela mantenedora”, destaca Naima Marmitt Wadi, diretora da Regional Santa Rosa do Sinpro/RS. Tradicionalmente de ordem religiosa, as escolas foram assumidas pela Fundação L’Hermitage, de Minas Gerais, em 2010, pois encontravam-se em dificuldades financeiras. No final de 2014, no entanto, a fundação anunciou o fechamento alegando que as instituições não se sustentam financeiramente. A Escola Cristo Rei também oferecia formação de professores (magistério) na região.

UERGS
Assembleia definirá reivindicações
Os professores da Uergs definirão em assembleia geral, no dia 12 de março, às 17h, no auditório do campus Porto Alegre, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2015. No início de fevereiro, a direção do Sinpro/RS, associações e sindicatos ligados à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) estiveram reunidos com a Reitoria da instituição para discutir suas preocupações quanto ao futuro da Uergs. Os representantes reafirmaram o compromisso de resistir a qualquer tentativa de alterar a trajetória de bons resultados da instituição, a necessidade de defender a autonomia da Uergs e a execução completa do orçamento de R$ 90 milhões, previsto para 2015. As entidades encaminharam ofício ao secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Fábio Branco, solicitando audiência para discutir o tema.

PUBLICAÇÃO
Textual recebe sugestões de ensaios e artigos
Lançada em novembro de 2002 pelo Sinpro/RS com a proposta de divulgar a produção editorial de professores e outros profissionais sobre temas de interesse geral e abordagens de questões sobre educação e a relação dos professores com o mundo da escola, a Revista Textual volta a receber artigos e ensaios inéditos a partir da 22ª edição, que circulará em outubro deste ano. A proposta, apresentada pelo Conselho Editorial, formado por diretores do Sinpro/RS, após uma avaliação desses 12 anos de circulação da revista, visa ampliar o leque de colaboradores, consolidando os objetivos da publicação.

A Textual é uma publicação indexada, com avaliação pelo Sistema Qualis. Os textos para a editoria Ensaios, que versam sobre temas de maior amplitude e debatem questões polêmicas que marcam a atualidade, devem ter entre 23 mil e 25 mil caracteres com espaço, precedido de título, nome e titulação principal do autor, resumo de oito linhas que compreenda os conceitos e principais conclusões, além de cinco palavras-chave. O texto deve ser claramente estruturado como Ensaio.

Já para as editorias O professor e o mundo da escola e Dinâmica do meio educacional serão avaliadas propostas de artigos de 14 mil a 16 mil caracteres com espaço. No primeiro caso, os textos devem abordar aspectos trabalhistas, ambiente e relações de trabalho, saúde do professor, relações com os alunos, violência no ambiente escolar, entre outros. Para a editoria Dinâmica do meio educacional, os artigos devem versar sobre legislação, políticas públicas para educação, gestão, mercado educacional.

A íntegra das normas para publicação pode ser acessada no site www.sinprors.org.br/textual. As propostas de ensaios e artigos para avaliação do Conselho Editorial devem ser enviadas para o e-mail textual@sinprors.org.br. A próxima edição está prevista para maio

Comentários