CULTURA

Dez anos de um projeto exitoso

Por Marcos Júlio Fuhr* / Publicado em 10 de abril de 2015

Dez anos de um projeto exitoso

Fotos: diversos

Fotos: diversos

Aniversário é sempre motivo de festa, seja de pessoas ou de entidades e instituições. Estas, mais ainda, quando sua trajetória se constitui de realizações reconhecidas e valorizadas para além de seus mentores e gestores. Este é, sem dúvida, o caso da Fundação Ecarta, que no final de abril completará dez anos de atividades. Atividades regulares e continuadas dos cinco projetos instituídos, concretizando em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul uma verdadeira instituição multicultural. Nesta trajetória de uma década de atividades fruto de muito trabalho, muita criatividade e, como costuma acontecer no mundo da cultura, de poucos recursos financeiros, quase 60 mil pessoas já participaram dos mais de mil eventos da Ecarta.

É a continuidade ativa, o compromisso com a qualidade das iniciativas, somados ao reconhecimento social que transforma uma entidade em instituição, o que para nossa satisfação se confirma plenamente na realização dos objetivos da Ecarta.

Criada pelo Congresso dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Cepep) em 2003 e inaugurada em abril de 2005, a Ecarta realiza a cada evento o seu propósito de ser um degrau para a cidadania, expressão objetiva e emblemática da proposta do instituidor, o Sinpro/RS – Sindicato Cidadão. Nestes dez anos não apenas os porto-alegrenses interessados se beneficiaram das atividades realizadas no magnífico casarão amarelo da Avenida João Pessoa. Também no interior do estado milhares de pessoas já participaram dos eventos propostos pela Fundação, viabilizados através das parcerias que de forma incansável se busca. São as parcerias que permitem estender ao interior do Rio Grande as atividades dos projetos da Ecarta. Sua efetivação com prefeituras municipais, com o Sesc, com outras fundações e demais entes públicos e privados também constituem um atestado de reconhecimento, de seriedade de propósitos e qualidade dos projetos da Fundação.

Na realização das atividades da Galeria Ecarta, do Ecarta Musical e do Núcleo Cultural do Vinho, bem como dos dois projetos educacionais Conversa de Professor e Cultura Doadora, concretizamos em Porto Alegre e no interior do estado este projeto que é um presente dos professores do ensino privado para a sociedade gaúcha. Presente para a sociedade a quem, de forma reiterada, o instituidor pede apoio às causas dos professores Sinpro/RS.

Passados dez anos, os projetos da Fundação constituíram seus públicos em Porto Alegre e autorizam a pretensão de ampliar sua extensão ao interior do estado, pois o caráter estadual da Fundação sempre integrou o ideário de sua criação.

Este é, sem dúvidas, o desafio maior da próxima década.

*Presidente da Fundação Cultural e Assistencial Ecarta.
www.ecarta.org.br

Comentários