EDUCAÇÃO

Aprovada a criação da Central Nacional dos aposentados e pensionistas

Publicado em 12 de novembro de 2015

Representantes dos aposentados e pensionistas estiveram reunidos, de 8 a 12 de outubro, no 23º Congresso Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos, promovido pela Confederação Brasileira que representa a categoria (Cobap) em Maceió, Alagoas. O congresso contou com mais de 1 mil participantes de associações, sindicatos e federações de diferentes regiões do Brasil. A presidente da Associação dos Professores Aposentados do Ensino Privado do RS (Apaepers), Gloria Bittencourt, e a integrante do Conselho fiscal da entidade, Maria Lúcia Coelho, participaram do Congresso.

Divididos em grupos temáticos, os participantes trataram diversos assuntos relacionados ao movimento dos aposentados, como a situação atual da Previdência Social, alternativas financeiras para os aposentados, combate à corrupção, perspectivas para a categoria e a seguridade social, a Política Nacional do Idoso, entre outros assuntos.

Ainda no evento, os congressistas aprovaram a criação da Central Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos, movimento que deve atuar, segundo a direção da Cobap, na organização e mobilização dos regimes de previdência social do setor público e privado. “Propostas de parcerias público-privados e de ampliar as concessões de setores estratégicos apresentam grande risco de entrega do patrimônio público, como o SUS, Previdência Social e outros setores importantes para o povo brasileiro”, diz a Carta de Maceió, redigida como documento oficial do encontro.

“A Apaepers vem trabalhando ativamente pela garantia e cumprimento dos direitos conquistados pelos professores. Nossa participação em eventos desse porte reforça a luta pela valorização dos aposentados”, explica Glória Bittencourt, presidente da Apaepers. Na conclusão do evento os representantes das entidades dos aposentados no país reafirmaram seu compromisso de fortalecer o movimento e defender os direitos da categoria como: lutar por uma política de aumento real, recuperação do poder de compra, defesa e fortalecimento do SUS e da Previdência Social, entre outras frentes de atuação históricas do movimento.

Comentários