Jornal Extra Classe - Jornalismo além da superfície
Nº 199 | Ano 20 | Nov 2015
ENSINO PRIVADO
NOTAS

NOTAS | Move – Textual – Livros – Redes Sociais

Comemorações realizadas em todo o estado
O Dia do Professor foi comemorado pelo Sinpro/RS com atividades em todas as Regionais do Sinpro/RS durante o mês de outubro. Em Porto Alegre, cerca de 350 professores e acompanhantes participaram do tradicional Jantar Baile do Professor, no dia 17 de outubro, na Associação Israelita Hebraica. Nas 13 Regionais do Sindicato, foram realizados almoços, jantares e encontros em diferentes cidades. “Todos os anos nesse período, o Sindicato busca oferecer aos professores momentos de descontração e celebração. É mais uma forma de estarmos próximos à categoria”, afirma Glória Bittencourt, diretora do Sinpro/RS.

Jantar Baile do Professor, no dia 17 de outubro, na Associação Israelita Hebraica

Fotos: Leonardo Savairs

Jantar Baile do Professor, no dia 17 de outubro, na Associação Israelita Hebraica

Fotos: Leonardo Savairs

TORNEIO – Mais de 140 professores de escolas de abrangência da Regional São Leopoldo participaram do 18º Torneio Esportivo dos Professores, no dia 24 de outubro. Cinco equipes de vôlei misto e seis equipes de futsal disputaram os três primeiros lugares. “O torneio é um momento aguardado pelos professores, uma oportunidade de integração e descontração”, afirmou Enécio da Silva, diretor do Sinpro/RS Regional São Leopoldo. Foram vencedores na modalidade vôlei as escolas: 1º lugar: Sinodal São Leopoldo; 2º lugar: IENH; 3º lugar: Concórdia São Leopoldo. Na categoria futsal receberam os troféus: 1º lugar: São Luiz São Leopoldo; 2º lugar: La Salle Esteio e 3ºlugar: Sinodal São Leopoldo.

MOVE – Dia da saúde e do exercício busca qualidade de vida
No dia 21 de novembro, o Move – Grupo de Corrida e Caminhada do Sinpro/RS realiza a 4ª edição do Dia da Saúde e do Exercício. Criado pelo Núcleo de Estudo e Preservação da Saúde do Professor (Nesp), o evento visa promover o bem-estar e a qualidade de vida docente e deve acontecer no estacionamento do Anfiteatro Pôr do Sol, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, das 9h às 11h, em Porto Alegre. No evento serão oferecidos gratuitamente serviços de saúde, como medição de pressão arterial, do perímetro abdominal e peso corporal. Durante as atividades físicas haverá instruções sobre alongamento, tanto inicial quanto final, além de orientações sobre caminhada e corrida. Em caso de chuva, a ação será cancelada. Saiba mais sobre o Programa e faça sua inscrição no Move no site do Sinpro/RS.

Edição de outubro discute migrações

Imagem: reprodução capa

Edição de outubro discute migrações

Imagem: reprodução capa

Refugiados, justiça conciliatória e questões do ensino
A 22ª edição da revista Textual, em circulação a partir de outubro, aborda o fenômeno dos deslocamentos populacionais forçados, em especial a fuga em massa de povos das áreas de conflitos no Oriente Médio e da África, na mais grave crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial. A questão “envolve mudanças de ordem material, social e cultural dos lugares de vida de migrantes e refugiados”, de acordo com professor do Instituto de Geociências da Ufrgs, Álvaro Luiz Heidrich, autor do ensaio. A ilustração da capa é de Edgar Vasques.

A conciliação judicial, instrumento que tem sido adotado com êxito pelo Judiciário Trabalhista para solucionar os grandes passivos trabalhistas no estado e no país, é o tema abordado pelo juiz do Trabalho do Juízo Auxiliar de Conciliação, Execução e Precatórios do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região/RS, Carlos Alberto Lontra. Na editoria O professor e o mundo da escola, a necessária adequação do artigo 318 da CLT à atual dinâmica contratual dos professores no ensino privado, em artigo das advogadas Luciane Toss, integrante da assessoria jurídica do Sinpro/RS; e Jaqueline Buttow. O contexto atual das relações em salas de aula, em que o professor tem constantemente sua autoridade questionada e se defronta com medos e dificuldades é analisado em artigo dos psicanalistas Roséli Cabistani e Gerson Pinho.

Na editoria Dinâmica do meio educacional, a participação e os compromissos dos professores e das instituições do ensino privado no Plano Nacional de Educação (PNE), em artigo da diretora do Sinpro/RS, Cecília Farias. Completa a edição uma avaliação sobre oferta e a qualidade dos cursos de Administração, de autoria da professora Elisabeth Drumm, da Urcamp.

ACESSO – A revista Textual foi lançada em novembro de 2002 pelo Sinpro/RS com a proposta de divulgar a produção editorial de professores e especialistas sobre temas de interesse geral e abordagens de questões referentes à relação dos professores com o mundo da escola e sobre a dinâmica educacional. A publicação é distribuída aos associados e pode ser acessada na íntegra na página da Revista Textual.

Publicações na Feira do Livro de Porto Alegre

Reprodução capa

Reprodução capa

SINPRO/RS – Publicações na Feira do Livro de Porto Alegre
Os livros editados pelo Sinpro/RS sobre questões do universo do ensino privado estarão na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece na Praça da Alfândega de 30 de outubro a 15 de novembro. A iniciativa integra parceria do Sindicato com a Livraria Isasul, que também está distribuindo as obras nas livrarias do interior. Ao todo, são quatro livros publicados: O professor sob pressão – prevenção e enfrentamento da violência no ambiente de trabalho; Planos de Carreira Docente – Questão estratégica no ensino superior privado; Sob a Espada de Dâmocles, com uma seleção de artigos publicados na revista Textual; e Trabalho Extraclasse X Direito ao Descanso – Uma disputa no âmbito do ensino privado. A comercialização na Feira é exclusiva da Isasul Livraria, que estará na Banca 56 do evento. Mais informações das publicações em www.sinprors.org.br/livros.

REDES SOCIAIS – Cresce interação do Sinpro/RS com os professores
O Sinpro/RS superou a marca das 6 mil curtidas em sua página no Facebook. No último mês, se somadas as cinco principais postagens, segundo dados da própria rede, o número de pessoas alcançadas foi superior a 35 mil. A média diária de visualizações é de 5,7 mil internautas.

SITE – Também cresce a interação do Sinpro/RS com os professores via site. De janeiro a outubro, 700 mil páginas foram visualizadas. Entre as áreas mais acessadas estão Convênios, Convenções Coletivas e a ferramenta Salário Certo.

Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.
© Copyright 2014, Jornal Extra Classe - Todos os direitos reservados.

Os comentários estão encerrados.


CONTEÚDOS RELACIONADOS