OPINIÃO

Aplicativos

Publicado em 15 de dezembro de 2015

Inertial. Estrondoso sucesso mundial. Cada vez que alguém não o baixa, tudo fica como está, nem mesmo a citação eppur si muove é citada. Muito utilizado para produzir obras inacabadas, de sinfonias a romances. Com Inertial, adiar fica no piloto automático: você simplesmente deixa tudo não para amanhã, mas encaminha direto para depois de amanhã.

Ignara Mass. Para quem detesta ler msg, posts, emails e tuites com erros gramaticais, este software caiu do céu. É um filtro que detecta falhas culturais, evita que textos ignorantes en­cham o nosso saco. As mensagens nem chegam à caixa de entrada, ficam retidas na lixeira. Seria perfeita mão na roda se fizesse o mesmo com clichês. Só nesse parágrafo há três.

Aplicativos

Ilustração: Rafael Sica

Ilustração: Rafael Sica

Excess. Criado para proteger você de si mes­mo, que não controla mais o vício de baixar apli­cativos de todo tipo, úteis ou inúteis. Excess é tão eficiente que impede até mesmo a gente baixar uma versão atualizada do próprio Excess!

GoWalk. Um programete que não chama táxi nenhum. Nem vans, limusines, charrete, moto ou bike. Basta implantar um microchip sob a pele da mão e aí, toda vez que você tentar tocar na tela de um aplicativo para chamar um transporte, pequenos choques farão você recuar da intenção. Resultado: você fará tudo a pé daí em diante. O problema é que a EPTC é contra essa alternativa aos táxis, o que torna o GoWalk mais chocante.

Bummm! Aplicativo que simula um atenta­do. Guiado por algoritmos, o software calcula as probabilidades de um fanático ensandecido estar nas nossas imediações com explosivos no corpo. Se as chances forem altas, seu celular ex­plode primeiro. Isso, pelas estatísticas, inibiria atentados maiores nas proximidades. Lógico que só funciona com usuários paranoicos porta­dores de pré-pagos.

FakeSamu. Inspira-se claramente no Uber. Porém, em vez de um bem-vindo e inovador táxi, o que vem ao seu encontro é uma ambu­lância com médico clandestino a bordo (possui diploma verdadeiro de uma universidade falsa). O serviço FakeSamu é tão sofisticado que inclui receita com CRM clonado e medicamentos fal­sificados. Ao contrário dos Ecossalva, porém, pelo menos atende.

Comentários