EDUCAÇÃO

Mercantilização da educação superior

Publicado em 13 de junho de 2016
Mercantilização da educação superior

Imagem: reprodução de vídeo

Reportagem ouviu o especialista Oscar Malvessi, da Fundação Getúlio Vargas

Imagem: reprodução de vídeo

Série de quatro videorreportagens sobre a mercantilização da educação superior inaugurou a Extra Classe TV (ECTV), nova plataforma de publicação de conteúdo e informação do Sinpro/RS, lançada no dia 19 de maio, hospedada no site do jornal Extra Classe (www.extraclasse.org.br). As reportagens, dos jornalistas Flavio Ilha e Álvaro Andrade, abordam o negócio da educação e o crescimento das instituições de ensino geridas a partir de fundos privados e capital internacional, bem como os reflexos na qualidade de ensino e nas condições de trabalho dos professores.

A ECTV traz conteúdo exclusivo para o ambiente web, com a mesma profundidade e diversidade de temas, já consagradas no jornal impresso. Ancorado no YouTube, o canal da ECTV (www.bit.ly/extraclasseTV) tem conteúdo livre e gratuito, pode ser acessado por qualquer pessoa e em qualquer dispositivo móvel, como tablets e celulares, computador e notebook.

VÁCUO JURÍDICO – Bioma Pampa desprotegido
Reportagem da repórter Débora Gallas para a sessão Exclusivo!Web do site do Extra Classe, publicado em maio, trata da divergência entre o governo gaúcho e Ministério Público sobre o Decreto Estadual nº 52.431/2015, que regulamenta o cadastramento de imóveis rurais. Criado para reunir informações sobre a situação ambiental destes imóveis em território brasileiro e ser uma ferramenta eficiente de planejamento e monitoramento para os gestores públicos, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) demora a emplacar no Rio Grande do Sul. A disputa judicial ainda se arrasta, mesmo com o fim do período de inscrição no dia 5 de maio.

SAÚDE – Religiosos defendem doação de órgãos
Representantes religiosos de diferentes crenças se manifestaram favoráveis aos transplantes, em evento do Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre, no dia 9 de maio, no Palácio do Ministério Público do estado. Aberto à população, o evento sediou debate sobre a religiosidade e a doação de órgãos e tecidos justamente em um momento em que se registra no estado o aumento no índice de negativa das famílias para doação de órgãos e tecidos que pulou, em 2015, dos constantes 30% para 40%. Participaram do encontro Ahmad Ali, do Centro Cultural Islâmico, o rabino Guershon Kwasniawski, o padre Luís Carlos de Almeida, a representante da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Lea Boss, e o monge Fernando Ryushin Sedano.

MOISÉS MENDES – As colunas quinzenais exclusivas do jornalista Moisés Mendes, publicadas desde maio no site do jornal, têm repercutido na web. Dentre os temas abordados pelo colunista: política. Números: 153% foi o crescimento no número de acessos ao extraclasse.org.br em maio de 2016 em comparação ao mesmo período de 2015.

Comentários