EDUCAÇÃO

Prêmio Educação: indicações até 2 de setembro

Publicado em 12 de agosto de 2016
Prêmio Educação: indicações até 2 de setembro

Foto: René Cabrales

Troféu Pena Libertária

Foto: René Cabrales

Teve início em 15 de julho e se estende até 2 de setembro o período de indicações para a 19ª edição do Prêmio Educação RS, instituído pelo Sinpro/RS. A premiação destaca anualmente profissionais, projetos e instituições ligadas à educação tanto da área privada como pública. As indicações devem ser feitas pelo site.

O Prêmio Educação RS se caracteriza por atingir amplamente a educação gaúcha, tanto da esfera pública como privada, a partir de indicações espontâneas. Já foram laureados 19 profissionais, 22 projetos e 19 instituições, além de menções honrosas em ocasiões especiais. Em 2015, a edição de 18 anos do prêmio foi marcada por trabalhos em três áreas pouco lembradas pelas políticas públicas de educação. Receberam o troféu Pena Libertária o professor Rodrigo Allegretti Venzon, de Porto Alegre, que trabalha com indígenas; a Escola Família Agrícola (Efasc), de Santa Cruz do Sul, a qual forma filhos de agricultores, e o projeto Quebrando as Grades da Ilusão, de Charqueadas, que trabalha com jovens privados de liberdade.

“Sabemos do valor do trabalho realizado pelos profissionais de educação em todo o Estado. Por isso, há quase 20 anos, o Prêmio Educação RS vem tirando esses trabalhos e pessoas do anonimato. Pedimos o apoio de todos nas indicações de quem faz mais pela educação”, afirma Margot Andras, diretora do Sinpro/RS. Para este ano, a expectativa da diretora é que novos projetos possam ser descobertos e levados a público pelo Prêmio Educação RS, que também cumpre este papel de mostrar a toda a sociedade o valor dos professores e seus trabalhos para a formação das novas gerações.

Uma Comissão Julgadora, com representantes de diferentes instâncias, como imprensa, entidades, professores e governo, é escolhida anualmente para fazer a seleção das indicações, que também conta com votação on-line. Os vencedores de 2016 serão laureados com a estatueta Pena Libertária no dia 14 de outubro, em Porto Alegre, em solenidade específica.

Comentários