MOVIMENTO

Em assembleia, servidores decidem paralisar por três dias

Publicado em 18 de agosto de 2015

Reunidos em assembleia geral unificada no dia 18 de agosto, os servidores públicos estaduais decidiram pela paralisação de três dias a partir do dia 19 de agosto. A deliberação ganhou adesão de professores estaduais, policiais civis, agentes de saúde, entre outros. A paralisação é uma resposta ao governador José Ivo Sartori (PMDB) pelo parcelamento dos salários do funcionalismo e aos projetos de ajuste fiscal encaminhados à Assembleia Legislativa (AL), como a fusão e extinção de Autarquias e Fundações e aumento de impostos.

Em assembleia unificada, ervidores decidem paralisar por três dias

Servidores aprovam a paralisação geral por três dias em todo estado

Foto: AsCom Sinpro/RS

Mais de 30 mil servidores e entidades sindicais estiveram no encontro, que lotou o centro da capital, segundo a Brigada Militar. Ainda pela manhã, as diferentes categorias estiveram reunidas em reuniões paralelas para deliberações e propostas que seriam encaminhadas a votação na reunião à tarde. Após diversas manifestações de repúdio às ações do governo, os servidores saíram em caminhada até a AL, onde um grupo ocupou o plenário.

Até o final da tarde o governo não havia se manifestado, uma nota deve ser emitida após reunião de cúpula que avaliará as manifestações. De acordo com a coordenação da Assembleia Unificada, se o salário dos servidores não for depositado até dia 31 de agosto, está prevista nova paralisação entre os dias 1º e 3 de setembro.

Em coletiva à imprensa, no início da noite, o governador José Ivo Sartori, visivelmente irritado, ameaçou cortar o ponto dos servidores e descontar os dias de paralisação, o que provocou manifestações de repúdio por parte de lideranças das categorias do funcionalismo.

Comentários