CULTURA

Notas

Publicado em 7 de outubro de 1997

Carreras nas missões

Está grande a correria para conseguir reservas dos hotéis da região das Missões para o espetáculo do tenor espanhol José Carreras, no dia 30 de novembro, junto às ruínas de São Miguel, em Santo Ângelo. Os organizadores esperam um público de 25 mil pessoas. Segundo o diretor de eventos do gabinete do governador do estado, Wesley Cardia, os municípios devem capitalizar o show, promovendo festas típicas e feiras para aproveitar o fluxo turístico. Carreras cantará durante uma hora e meia num palco montado à frente das ruínas da igreja. Os espectadores ficarão em pé, espalhados pelo local, ou sentados nas seis mil cadeiras diante do palco.

Ingressos no shopping

As entradas para o show de José Carreras já podem sem compradas em um quiosque em frente à Playland, no Shopping Praia de Belas. Um número de telefone especial foi colocado à disposição para tirar as dúvidas sobre a vinda do artista ao Rio Grande do Sul. Também, de como chegar a Santo Ângelo e às Missões, acomodações, pacotes turísticos. O número é (051) 800-32-88. Um alerta: somente circularão livremente pela cidade ônibus e veículos credenciados.

Uma história de trabalho

Encerra no dia 15 de dezembro, o prazo de inscrição (gratuitas e abertas ao público) para o concurso Histórias de Trabalho, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Cada participante poderá se inscrever com quantos trabalhos quiser, em uma ou mais das modalidades: lembranças e vivências de trabalhadores, poesia, contos, textos escolares, crônicas, quadrinhos e cartoons, ensaios acadêmicos e fotos. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura, fone (051) 221-6622, ramal 222 (com Cida) e pelo e-mail: lia@smed-prefpoa.com.br.

Histórias de trabalho 2

Os interessados em participar do concurso Histórias de Trabalho, que entendam necessitar de ajuda para a produção de seus textos, o projeto oferece oficinas em Criação literária, A criatividade no ensino da produção textual e Textos escolares. As oficinas extensivas começaram no último dia 14 de outubro.

Censo Cultural na Bahia

A cidade de Salvador (BA) está realizando o seu censo cultural. É a primeira capital brasileira a promover um mapeamento de suas manifestações culturais. Foram 15 mil formulários distribuídos para artistas, artesões, instituições e entidades culturais. A fase de levantamento de dados termina no dia 5 de novembro e o resultado do trabalho deve ser publicado em um dos volumes do Guia Cultural da Bahia. As 414 cidades do interior do estado já participaram do censo. A Secretaria de Cultura informa que pretende criar um banco de dados, com atualizações periódicas, que poderá ser acessada pela Internet. Segundo o governo estadual, os dados obtidos serão utilizados para ajudar a traçar a política cultural da Bahia.

Prêmio para curta brasileiro

O Menino, a Favela e as Tampas de Panela, produzido pela TV Cultura de São Paulo e dirigido por Cao Hamburguer arrebatou mais um troféu. Concorrendo com títulos do mundo inteiro, o filme recebeu o prêmio de melhor curta-metragem no 14º Festival Internacional de Filmes para Crianças de Chicago. Rodado na favela de Paraisópolis, em São Paulo, o curta foi solicitado pelo Unicef para distribuição mundial, a fim de ser exibido em todo o planeta em 14 de dezembro, Dia Internacional da Criança na TV.

 

Comentários