CULTURA

Outros Títulos

Publicado em 31 de agosto de 2001

O Pintor de Retratos – Luiz Antonio de Assis Brasil
A obra gira em torno de um trabalho do fotógrafo francês Nadar (Félix Tournachon), que atravessou o século XIX e fotografou personalidades como Dom Pedro II e Vítor Hugo. O protagonista Sandro Lanari tem sua vida modificada por uma foto que Nadar tirou de Sarah Bernhardt, a grande diva do teatro internacional. Assis Brasil busca tratar da vida e seus desacertos escrevendo sobre um homem em busca de sua ambição. Editora L&PM, 182 páginas.

 

Poemas de Armindo Trevisan – 1º Volume da Coleção Palavra

O Espaço Engenho e Arte, sob a coordenação geral do bibliófilo Waldemar Torres, realiza esse projeto de registro oral da obra de escritores gaúchos. Este volume traz os poemas de Armindo Trevisan em CD, interpretados pelo ator Pedro de Camargo. Trevisan tem em seu currículo o Prêmio Nacional de Poesia Gonçalves Dias, Prêmio Nacional de Brasília e Prêmio APLUB de Literatura.

Canto dos Malditos – Austregésilo Carrano Bueno

 Este livro conta a maneira como vivem os pacientes de hospitais psiquiátricos no Brasil. Carrano relata sua experiência num manicômio onde foi parar aos 17 anos, em plena ditadura militar, devido ao uso de drogas. Depois de três anos sofrendo tratamentos desumanos, o autor resolve denunciar o que ele prórpio e outras milhares de pessoas passam nessa situação. O livro inspirou o premiado filme Bicho de Sete Cabeças (disponível em vídeo), de Laís Bodanzky. Editora Rocco, 202 páginas.

 

Novos Olhares sobre a Alfabetização – Diversos Autores

 Um tema pertinente, o processo de escolarização é tratado neste livro por 10 autores especialistas em educação. Eles buscam traçar um caminho para unir a alfabetização escola e mundo, para que muitos não sejam excluídos ou simplesmente adestrados. Nota-se uma tentativa de aprofundamento do diálogo prática-teoria-prática. Editora Cortez, 192 páginas.

 

Seis Problemas para Dom Isidro Parodi – H. Bustos Domecq

Este romance policial é formado por seis relatos, onde o autor faz elegante diferenciação dos personagens, recorrendo, às vezes, aos grossos traços de caricaturista. H. Bustos Domecq é pseudônimo dos argentinos Jorge Luis Borges e A. Bioy Casares nos anos 40. Imperdível para os admiradores borgeanos. Editora Dantes, 232 páginas.

 

Os Sentidos da Alfabetização – Maria do Rosário Longo Mortatti

Elabora uma profunda pesquisa sobre a alfabetização em São Paulo e sua influência no Brasil ao longo da história. Maria do Rosário, mestre e doutora em Educação (Metodologia de Ensino) pela FE/Unicamp, faz um estudo sobre a influência dos sentidos e dos sucessivos debates entre novos e antigos métodos e debates sobre qual a melhor forma de alfabetizar em várias épocas. Editora UNESP, 374 páginas.

 

Incentivando o Amor pela Leitura – Diversos Autores 

Eugene H.Cramer e Marrietta Castle reuniram artigos de 19 autores que tratam de assunto fundamental para o ensino da leitura: a motivação pela leitura. São tratados temas relacionados ao professor e o seu papel em estimular nas crianças o amor pelo texto, não só por prazer como pela necessidade de manterem-se informadas. Editora Artmed, 300 páginas.

 

Comentários