CULTURA

Outros títulos

Publicado em 26 de setembro de 2001

 As Muralhas de Jericó – Josué Guimarães – Uma viagem pela União Soviética e pela China resultou nesse livro escrito no começo da década de 50. Guimarães fez parte do primeiro grupo de jornalistas brasileiros que visitou o país de Mao Tse-Tung e assim relatou as profundas transformações ocorridas na China desde a revolução comunista de 1948. O livro, escrito em primeira pessoa, é inédito. Editora L&PM, 210 páginas.

 

Paixão pelo Saber, Uma Breve História da Filosofia – Robert C. Solomon e Kathleen M. Higgins – Para quem tem interesse em conhecer a história da filosofia, este livro traz uma breve introdução do assunto. Os autores apresentam as ligações e oposições entre vários filósofos, passando de Abraão a Martin Luther King. Editora Civilização Brasileira, 206 páginas.

 

 

Educação para Mudança, Recriando a Escola para Adolescentes – Andy Hargreaves, Lorna Earl e Jim Ryan – Discute as possibilidades de uma educação de maior qualidade para os jovens, com base numa extensa pesquisa realizada pelos autores. Eles questionam questões importantes em relação ao modelo de escola tradicional e apresentam as alternativas já realizadas na busca de qualidade para o ensino médio. Editora Artmed, 269 páginas.

 

Cidade de Luz – Jacob d’Ancona O suposto autor, culto comerciante judeu, chegou à China há setecentos e vinte e seis anos, antes do veneziano Marco Polo. O resultado dessa viagem se encontra neste livro, onde há o relato da aventura por desertos e altos mares e a sociedade e costumes medievais chineses. O livro é editado do original pelo inglês David Selbourne. Editora Imago, 432 páginas.

 

Freud: Primeiros Textos e Textos da Maturidade – Ilse Grubrich-Simitis – Estudiosa de Freud, a psicanalista Ilse Grubrich-Simitis faz uma nova leitura dos textos de psicanálise. Os Estudos sobre a Histeria e Moisés e o Monoteísmo são mostrados pela autora na sua forma original, desmentindo as idéias dos detratores de Freud. Editora Imago, 152 páginas.

 

A Primeira Coisa Que Eu Botei na Boca – Deonísio da Silva – Vários contos do autor estão reunidos neste livro que espelha temas e problemas da sociedade de seu tempo. Deonísio não evita assuntos como as sexualidades tidas por ilegítimas, as aflições desconcertantes da vida cotidiana e os dramas da convivência. Editora L&PM, 130 páginas.

Comentários