CULTURA

Um mundo de alternativas para debater globalização em sala de aula

Dadas as devidas proporções, o dicionário pretende funcionar como uma espécie de Mundo de Sofia para quem está despertando sua consciência política
Por César Fraga / Publicado em 14 de dezembro de 2001

O dicionário é uma boa ferramenta para debater globalização em sala de aula

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Em O Mundo das Alternativas: pequeno dicionário para uma globalização solidária, os autores Jéferson Assumção e Zaira Machado (Veraz Editores, 110 páginas) usaram a forma de dicionário para, em ordem alfabética, introduzir o beabá do que representa a globalização e para reverter um processo inevitável em algo mais humano.

Termos como Taxa Tobin, agricultura familiar, bens públicos globais, consumo crítico, PIB verde, economia solidária, rede de trocas e serviços, democracia participativa, neossocialismo, são alguns dos verbetes sobre os quais o livro apresenta explicações.

O ponto alto é a abordagem do tema com ironia e bom humor. É quase uma cartilha divertida sobre como o mundo não precisa se transformar em um desastre global.

Dadas as devidas proporções, o dicionário pretende funcionar como uma espécie de Mundo de Sofia para quem está despertando sua consciência política. Uma boa ferramenta para debater globalização em sala de aula.

Comentários