CULTURA

Crônicas do Passado Presente

Ana Esteves / Publicado em 28 de novembro de 2002

“Começava pelo bê-a, bá, e chegava até as palavras mais difíceis que só os adiantadíssimos conseguiam destrinchar: sê-i-n, sin, pê-rê-o, pro: Sinpro”. O trecho de uma das primeiras crônicas, escritas em 1996, por Barbosa Lessa ao Extra Classe, já sinalizava a relação de amizade que surgia entre o escritor e o Sinpro/RS. Amizade que será celebrada com o livro Crônicas de um Passado Presente, que o Sindicato estará lançando no dia 14 de novembro, durante a 48ª Feira do Livro de Porto Alegre. O livro é uma seleção das crônicas escritas com exclusividade para o Extra Classe, durante os seis anos em que Lessa atuou como colaborador do jornal.

Textos de Barbosa Lessa para o Extra Classe nos últimos seis anosviram livro

Foto: René Cabrales

Textos de Barbosa Lessa para o Extra
Classe nos últimos seis anosviram livro

Foto: René Cabrales

Nos textos, publicados na coluna batizada de Imagens do Passado, ele revisita a educação do Rio Grande do Sul, desde o período colonial até os nossos tempos. “Ele desconstrói o discurso oficial sobre a história da educação ao Sul do Continente Americano e, no lugar, apresenta aos leitores a luta dos povos que constituem nosso Estado pelo direito à instrução e revela valorosos mestres, que, mesmo na adversidade, ousaram ensinar e construir escolas onde nada existia”, afirma a diretora do Sinpro/RS, Soraya Franke.

O livro de 200 páginas trará ainda dados biográficos do autor, nascido em 1929 no município de Piratini, além de fotos e a bibliografia completa.
As crônicas de Lessa, falecido em março desse ano, também continham relatos autobiográficos sobre a sua experiência pessoal com educação. Em geral, textos bem-humorados, como Lessa sempre foi e demonstrava isso nas visitas que fazia à redação do EC, não raro, para entregar pessoalmente seus originais datilografados.

Crônicas de um Passado Presente é uma realização do Sinpro/RS e integra as comemorações de 65 anos do Sindicato. O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do RS e tem o patrocínio da Sadia S/A.

Comentários