CULTURA

Programação Ecarta

Publicado em 15 de março de 2011

extrato_8

Not available

Not available

O show de Alexandre Starosta (violino) e Davi Moreira (violão), no dia 12, abre a programação do projeto Ecarta Musical 2011, da Fundação Cultural e Assistencial Ecarta em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 943). O duo lembra a passagem de Paul McCartney pelo Brasil e apresenta alguns arranjos próprios para músicas famosas dos Beatles. O repertório traz um arranjo da Ária de J. S. Bach, que demonstra o contraponto e polifonia do período barroco.

No dia 19, sábado, das 17h às 20h, ocorre a inauguração da exposição Objeto: Som, que dá início à programação da galeria de arte, sob a gerência artística, neste ano, do jornalista e produtor cultural Leo Felipe. Inédita, a mostra reúne seis artistas que têm em comum a investigação de sonoridades em seus trabalhos. São eles, Chico Machado, Guilherme Dable, Panetone (a.k.a. Cristiano Rosa), Giancarlo Lorenci, Fernando Bakos e o grupo de rock Damn Laser Vampires. Objeto: Som é composta por vídeos, objetos, instalação, escultura e desenhos. Alguns dos trabalhos demandam a participação do público. Além da parte expositiva, apresenta uma série de performances que acontecerão ao longo da mostra, incluindo abertura e encerramento. A curadoria é de Leo Felipe. A galeria Ecarta tem foco na arte contemporânea. Visitação de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 18h.

O Núcleo de Cinema abre inscrições para o Grupo de Estudos Projeto de Direção de Arte: da concepção à execução, ministrado por Gilka Vargas e Iara Noemi, diretoras de arte, de 12 de março a 30 de julho, com encontros quinzenais de 4 horas/aula aos sábados, das 13h30min às 17h30min. Inscrições no site da Ecarta. Investimento mensal: R$ 100,00. O Núcleo também oferece a oficina Cinema na escola: brinquedos ópticos como instrumento pedagógico, em abril. Dirigido a professores e estudantes de Pedagogia, aborda os princípios básicos da imagem em movimento por meio da confecção e do manuseio de brinquedos ópticos, trabalhados. Investimento: R$ 150,00, com desconto de 20% para sócios do Sinpro/ RS. A programação pode ser acessada no site da Fundação (www.fundacaoecarta.org.br).

Editais de seleção

Estão abertos os prazos para a inscrição de propostas de shows e de exposições para a Ecarta (projetos Ecarta Musical e Galeria de Arte). Para o projeto Ecarta Musical, o prazo de inscrição encerra no dia 18. E, para a Galeria de Arte, o prazo de inscrição encerra no dia 15 de abril. Ambos são para os espaços da Ecarta em Porto Alegre. Os editais estão disponíveis no site www. fundacaoecarta.org.br

CONVERSA DE PROFESSOR – Neste ano, o programa trabalha com dois eixos: Infância e Habilidades e Competências – operacionalização dos conceitos, a partir de abril. Recebem as atividades neste ano as cidades de Gravataí, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves, Cruz Alta, Erechim, Alegrete, Santiago e Santa Rosa. O eixo Habilidades e Competências será ministrado pela professora Roselane Zordan Costella, Doutora em geografia pela Ufrgs, com a linha de pesquisa em ensino, professora há 23 anos na rede particular de ensino. Participam do eixo Infância os professores Ana Maria Beltrão Gigante (Jogos matemáticos), Gilson de Almeida Pereira (A inclusão e o fazer docente), Jader Denicol do Amaral (Jogos cooperativos), Sônia Regina da Luz Matos (Contação de histórias e Letramento na Educação Infantil), Ubiratan Tauber da Luz (Jogos cooperativos) e o ator e diretor de teatro Artur José Pinto (Jogos dramáticos).

Comentários