CULTURA

Escola e educação para a vida

Publicado em 15 de setembro de 2013

extrato_1

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A coleção Entre Nós, da Edelbra, propõe aos professores fortalecer relações de parceria em torno de objetivos comuns, estabelecendo “nós” que auxiliem no enfrentamento dos desafios da escola contemporânea. São 17 livros, com ilustrações de Eloar Guazzelli, que apresentam discussões teóricas e práticas pedagógicas para qualificar o dia a dia da sala de aula, possibilitando “ressignificar” a escola e estreitar relações entre o conhecimento sistematizado, a vida de cada um, a cultura e a sociedade. O primeiro volume Artes visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes – Anos Finais (168 p.), de Carlos Roberto Mödinger, Flavia Pilla do Valle, Júlia Maria Hummes, Luciana Gruppelli Loponte, Maria Isabel Petry Kehrwald, Sandra Rhoden, oferece subsídios para o planejamento didático em Arte, com exemplos práticos que abrangem quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Sem desconhecer especificidades de cada linguagem, as diferentes atividades envolvem a produção artística, a apreciação, a contextualização e a compreensão das artes como construção cultural e social. Já o sétimo livro da coleção, Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade – Anos Iniciais (160 p.), de Luciana Piccoli e Patrícia Camini, discute a alfabetização na escola contemporânea, considerando as variadas culturas escritas pelas quais as crianças transitam. Sugere práticas pedagógicas que possibilitam aliar oralidade, leitura e escrita à compreensão das estruturas linguísticas e às funções sociais da língua para ensinar a ler e produzir diferentes gêneros textuais.

Curas possíveis

extrato_2

Not available

Not available

Estreia do médico oncologista e professor Gilberto Schwartsmann na literatura,Frederico e outras histórias de afeto (Libretos, 140 p.) aborda a carga emocional das relações entre médico e paciente no ambiente hospitalar. Inspiradas em fatos reais que revelam o sentimento de despedida, as 29 histórias são releituras de episódios marcantes da trajetória do médico, que as constrói com leveza e humor, como repara a jornalista e psicóloga Ivette Brandalise na apresentação.

Linguagem nova

extrato_3

Not available

Not available

Ao transformar em livro suas postagens mais curtidas nas redes sociais, o professor de Literatura e mestre em Letras pela PUCRS, Jari Mauricio da Rocha, estabelece nova forma de fazer literatura, mesclando uma linguagem inusitada, muitas vezes aparentemente ingênua, mas que se utiliza do cotidiano para provocar o leitor e remetê-lo aos mais variados clássicos. Textículos – Narrativas Curtas (Carta, 120 p.) tem microcontos, crônicas, poesias e a sessão de short stories Diálogos com dEus.

Trabalho de campo

extrato_4

Not available

Not available

Técnica, método e objetividade, entre outras diretrizes, são fundamentais para assegurar os resultados de um trabalho de campo para pesquisadores – possivelmente uma das piores inquietações para formandos de todas as áreas. Em Perguntar, registrar, escrever – Inquietações metodológicas (Sulina/Ufrgs, 183 p.), a psicóloga, professora da UFSC e pesquisadora Andréa Zanella reflete sobre a dimensão inventiva do trabalho de campo, orienta iniciantes e defende a devolução dos resultados às pessoas envolvidas diretamente nas pesquisas.

Comentários