CULTURA

Exposição Casa Brasileira é prorrogada na Galeria Ecarta

Mostra do artista pernambucano Sirio Braz apresenta 50 obras retratando a memória afetiva do lugar em que cada um habita. Ficará em cartaz até 13 de março
Por Redação / Publicado em 7 de março de 2022

Foto: Stela Pastore

A exposição conta com 50 obras entre desenhos e objetos construídos

Foto: Stela Pastore

A Galeria Ecarta prorrogou a visitação à exposição Casa Brasileira até o próximo domingo, 13. São 50 obras entre desenhos e objetos construídos com assemblagem de memorabília e pinturas de autoria do ilustrador e artista plástico pernambucano Sirio Braz que inicialmente esteve em cartaz de 8 a 30 de janeiro.

Foto: Igor Sperotto

Sirio Braz: obra dedutiva

Foto: Igor Sperotto

“Expor em uma galeria como Ecarta é uma oportunidade única. Primeiro por sairmos de uma situação de pandemia, onde voltamos, agora, a nos ressocializar. E também por trazermos uma nova bagagem desse período vivido para nos referir sobre a nossa própria morada”, registrou o artista na estreia da mostra.

A Galeria Ecarta esteve fechada em fevereiro, mês do recesso anual da Fundação Ecarta. O coordenador da Galeria Ecarta e curador da mostra, André Venzon, registra a oportunidade para quem deseja visitar esta exposição inédita que reúne várias técnicas no conceito de colecionismo.

O universo de Sirio Braz envolve diferentes temas mesclando elementos da sua origem pernambucana, além de elementos referência presentes na história brasileira. Sua linguagem parte barroca, parte urbana, abrange diversas iconografias que faz referência à memória (ou a falta dela). “Existe nos meus trabalhos uma filosofia conceitual, mas que parte da experiência humana. Minha obra é mais dedutiva, onde o ponto de partida para sua leitura é o repertório e a experiência do outro”, define Braz.

As visitas à mostra podem ser feita de rerça a domingo, das 10h às 18h, com entrada franca. A Galeria Ecarta fica na Avenida João Pessoa, 943, bairro Farroupilha, em Porto Alegre.

Comentários