CULTURA

Fundação Ecarta: 17 anos de cultura e cidadania

Da Redação / Publicado em 13 de maio de 2022

Foto: Maria Tomaselli/ Divulgação

Detalhe de obra de Maria Tomaselli que terá mostra inaugurada no dia 21 de maio na Galeria Ecarta

Foto: Maria Tomaselli/ Divulgação

A Fundação Cultural e Assistencial Ecarta, instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) em 2005, completou, no dia 29 de abril, 17 anos de atividades ininterruptas em sua proposta de conjugar arte, cultura, educação e cidadania, promovendo o acesso e a formação de público.

Na sede física, localizada na Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre, ou no ambiente virtual, a programação e os projetos culturais foram mantidos durante a pandemia, com acesso gratuito.

Os shows quinzenais do Ecarta Musical retomaram plenamente as apresentações presenciais a partir de outubro do ano passado, mantendo a transmissão ao vivo pelo canal da Fundação no Youtube, ampliando expressivamente seu público.

Neste ano, o seu projeto-âncora, a Galeria Ecarta, selecionou oito exposições que primam pela diversidade de artistas e mesclam trajetórias já consolidadas com a de jovens talentos e dialogam com a etnografia indígena, videodança e fotografia – com pluralidade de técnicas e linguagens.

A programação do ano de aniversário se iniciou com a mostra Zoravia Bettiol: A Artista e Sua Cidade – uma Dupla Homenagem, integrando o projeto Seleção Ecarta em sintonia com os 250 anos da capital, seguida da mostra de Maria Tomaselli (foto). Xadalu Tupâ Jekupé, Sandro Ka e Sirio Braz também estão entre as atrações de 2022. Além disso, a Fundação retomou a itinerância das exposições ao interior.

Os projetos Cultura Doadora e Conversa de Professor expressam o eixo educacional da Fundação Ecarta, com intensa programação. O Cultura Doadora segue engajado no movimento pela sensibilização e conscientização para a doação de órgãos e tecidos e por melhorias no sistema de transplantes do país.

O Conversa de Professor, por sua vez, continua levando aos professores da educação infantil assuntos de sala de aula por especialistas, promovendo o aprofundamento teórico e a ampliação de conhecimento.

Integrada ao conjunto do patrimônio sociocultural do seu entorno, em que se destacam o Parque Farroupilha, o Brique da Redenção e o Bairro Cidade Baixa, a Ecarta também abre espaço para receber outras iniciativas, como a Bienal do Mercosul e a Noite dos Museus, lançamentos de livros e seminários, que, ao longo de seus 17 anos, se somou efetivamente na programação cultural do estado.

A programação pode ser conferida em www.ecarta.org.br.

Comentários