CULTURA

Último final de semana para ver A terra é nossa e Pinturas para um mundo desconhecido

Exposições dos artistas Xadalu Tupã Jekupé e Pedro EMCB na Fundação Ecarta, em Porto Alegre, podem ser visitadas até domingo, das 10h às 18h, com entrada franca
Por Redação / Publicado em 21 de outubro de 2022
Último final de semana para ver A terra é nossa e Pinturas para um mundo desconhecido

Not available

Xadalu evoca o respeito fundamental pela existência dos povos originários

Not available

As mostras, integram o projeto Portas para a Arte, da Bienal 13, que insere a criação de circuitos de visitação nos espaços culturais da capital gaúcha.

Da etnia Guarani Mbyá, a mostra Yvy Nhande Mba’e – A terra é nossa, de  Xadalu Tupã Jekupé, questiona a invisibilidade indígena e evoca o respeito fundamental pela existência dos povos originários e toda a ancestralidade que representam.

A curadoria da mostra é assinada pela antropóloga Sandra Benites, pesquisadora e primeira mulher indígena a ocupar espaço como curadora em museus de arte no país. “A Terra nos adverte de que não é um recurso a ser consumido por ações irresponsáveis de extrativismo ambiental, cultural e humano, mas, sim, a fonte da vida em sua sacralidade”, pontua a curadora. A exposição

Nesta seleção, estão obras em pintura, gravura, fotografia, vídeo e instalações recentes que simbolizam a produção da arte contemporânea indígena no Rio Grande do Sul. Desde a estreia em 10 de setembro, o prédio da Fundação Ecarta está identificado como Área Indígena, uma das marcas do artista.

Projeto Potência

Foto: Stela Pastore

Pedro EMCB mescla design e artes visuais em colagens, pinturas e instalações

Foto: Stela Pastore

A exposição Pinturas para um mundo desconhecido, do artista Pedro EMCB, está em cartaz no segundo andar da Fundação Ecarta. Sua produção mescla a área do design e das artes visuais através de colagens, pinturas e instalações.

Com curadoria de André Venzon, a mostra é a terceira do projeto Potência, novo espaço da Galeria Ecarta voltado à ampliar a divulgação da arte contemporânea produzida por jovens artistas no Rio Grande do Sul.

VISITAÇÃO – Até 23 de outubro, das 10h às 18h, na Galeria Ecarta, em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 943).

Comentários