CULTURA

Autoras debatem a escrita de autoria feminina negra

Encontro na Biblioteca Pública do RS reúne autoras afro-brasileiras em um painel sobre o processo de criação na literatura e na música
Da Redação / Publicado em 16 de novembro de 2022

Foto: Divulgação

Autoras falam sobre a escrita de mulheres negras em encontro na Biblioteca Pública do RS

Foto: Divulgação

Para assinalar o mês da Consciência Negra, quatro autoras negras apresentam nesta quinta-feira, 17, às 18h, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul (Riachuelo, 1190, Centro Histórico), uma série de relatos sobre o processo de criação na escrita para a literatura e para a música.

O debate Autoras negras: leia, ouça e compartilhe, mediado por Clarissa Lima, reúne as escritoras Ana dos Santos, Delma Gonçalves, Taiasmin Ohnmacht e Fátima Farias.

As autoras irão abordar a escrita de autoria feminina negra, com leitura de textos e poesias. As obras publicadas por elas serão vendidas e autografadas no local.

Em 2021, elas participaram do coletivo de autoras negras lançou livro Travessias de Amanaã (Libretos, 136 p.), coletânea de textos, poemas e reflexões que remetem ao universo de lutas e resistência de duas autoras nacionais que são referência na literatura negra, Conceição Evaristo e Maria Carolina de Jesus. O lançamento marcou o dia internacional de visibilidade à luta das mulheres negras latino-americanas e caribenhas, celebrado no dia 25 de julho.

Quem são as autoras

Ana Dos Santos – Poetisa, professora de Literatura e contadora de histórias, Ana é gaúcha de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou de diversas coletâneas e publicou dois livros de poesia: Poerotisa (Editora Figura de Linguagem) e Pequenos Grandes Lábios Negros (Editora Venas Abiertas).

Delma Gonçalves – Nasceu em Porto Alegre, é poetisa, compositora, produtora cultural. Graduada em Letras com pós-graduação em Produção Textual, suas poesias estão em diversas coletâneas. Publicou Cinco Décadas de Samba no Bairro Santana (Editora Cidadela) e livro de poesias O Som das Letras. Produziu e é parceira de Bedeu no CD Na Poesia e na Canção Elas e Eles Cantam Bedeu & Delma.

Taiasmin Ohnmacht – É psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicanálise: clínica e cultura (UFRGS). Participou da organização do e-book Da Vida que Resiste – Vivências de Psicólogas(os) entre a Ditadura e a Democracia (CRP/RS). Publicou Ela Conta Ele Canta (Cidadela), com o poeta Carlos Alberto Soares, e a novela Visite o Decorado (Figura de Linguagem).  Mantém o blog taiasmin.blogspot.com.

Fátima Farias – Nasceu em Bagé e reside na capital Porto Alegre desde os anos 1980. É poeta, compositora e educadora social, tem como profissão também a gastronomia inspirada em temperos orgânicos. Participa de diversas coletâneas e lançou seu primeiro livro solo em março de 2020, Mel e Dendê (Libretos), onde reúne poesia e prosa, dando um passeio pelos slams.

Comentários