CULTURA

Artistas percorrerão cinco cidades em turnê que comemora os 85 anos do Sinpro/RS

As apresentações do Ecarta Musical tem 50 Tons de Pretas, Duo Metapiano e Leães alternadamente em Santa Maria, Santa Rosa, Novo Hamburgo, Lajeado e Santa Cruz a partir do próximo sábado, 03 de junho
Da Redação / Publicado em 31 de maio de 2023
Luciano Leães Trios tem shows marcados em Santa Maria e Novo Hamburgo

Foto: Carlos de Andrade/Divulgação

Luciano Leães Trios se apresentará em Santa Maria e Novo Hamburgo

Foto: Carlos de Andrade/Divulgação

O primeiro sindicato de professores do Rio Grande do Sul completou 85 anos neste mês de maio. Como forma de homenagear o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), a Fundação Ecarta preparou uma turnê em celebração à data.

A partir do projeto Ecarta Musical, as cidades de Santa Maria, Santa Rosa, Novo Hamburgo, Lajeado e Santa Cruz receberão os shows de Luciano Leães Trio, 50 Tons de Pretas e Duo Metapiano. Todas as apresentações serão realizadas nos sábados, sempre às 20h, com entrada franca.

Em Santa Rosa, o ingresso será um quilo de alimento não perecível para o programa Mesa Brasil do Sesc. As apresentações contam com parcerias locais em cada um dos municípios.

Agenda de shows

SANTA MARIA – Luciano Leães Trio abre a circulação de shows no dia 3 de junho, 20h, no Theatro Treze de Maio (Rua Saldanha Marinho – Centro);

SANTA ROSA – 50 Tons de Pretas sobe ao palco do Sesc (Rua Concórdia, 114) no dia 17 de junho. O valor do ingresso é 1 kg de alimento não perecível para o programa Mesa Brasil;

NOVO HAMBURGO – Luciano Leães Trio se apresenta no dia 24 de junho, no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg);

LAJEADO – Duo Metapiano se apresenta no dia 1º de julho, no Espaço Cultural Clinica Dr. Wilson Dewes;

SANTA CRUZ DO SUL – 50 Tons de Pretas se apresenta, na Casa das Artes Regina Simonis (R. Mal. Floriano, 651 – Centro), no dia 15 de julho, encerrando a circulação.

Os shows

Duo Metapiano

Foto: Igor Sperotto

Duo Metapiano fará show em Lajeado no dia 1º de julho

Foto: Igor Sperotto

O recital mostra a diversidade dos instrumentos como o trompete piccolo, cornet, flugelhorn, trompete e o eufônio executados pela trompetista Daniela Garcia, acompanhada por André Carrara (piano) e sua habilidade de navegar através de cinco séculos de evolução da música. Daniela e André apresentam composições que vão do período barroco até a modernidade.

No repertório, composições de Giuseppe Torelli, Alexander Arutunian, Erik Satie, Gilles Herbillon, Enzo de Rosa, Guillaume Balay e C. Saint-Saëns, do período barroco até a modernidade.

Luciano Leães Trio

Luciano Leães (voz e piano) apresentará Fessta Brasilis, show que reúne músicas de seus dois primeiros discos e clássicos do blues, soul e R&B. Leães estará acompanhado de Edu Meirelles (baixo) e Ronie Martinez (bateria). O nome Fessta Brasilis é uma homenagem ao professor Longhair (Fess) e às raízes musicais como músico sul-brasileiro.

O show integra a turnê de lançamento do disco Live at Pianístico. No início de maio, Leães fez sua oitava turnê em New Orleans onde lançou Fessta Brasilis no Maple Leaf e na Rádio WWOZ.

50 Tons de Pretas

Santa Rosa e Santa Cruz do Sul receberão os shows de 50 Tons de Pretas

Foto: Ricardo Lage/Divulgação

50 Tons de Pretas sobe aos palcos em Santa Rosa e Santa Cruz do Sul

Foto: Ricardo Lage/Divulgação

Acompanhadas do músico Gustavo Nunes (guitarrista), em formato acústico, as cantoras e instrumentistas Grazi Pires e Dejeane Arruée apresentam grandes sucessos da carreira de Elza Soares, eleita a Voz do Milênio e que nos deixou em 2022, aos 91 anos.

O duo foi criado em 2017 e já realizou dezenas de shows em várias cidades. Em 2020, lançou o primeiro disco, Voa. Em 2021, ganhou o Prêmio Açorianos de música como Melhor álbum MPB, melhores intérpretes e melhores compositoras.

O Sinpro/RS – Sindicato Cidadão

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), criado em 21 de maio de 1938, no auge da era Vargas e cinco anos antes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é o mais antigo sindicato do Rio Grande do Sul e do setor educacional no Brasil.

Reconhecido por realizar um trabalho de largo alcance social nos últimos 35 anos, é presença nas ruas, junto aos demais trabalhadores, nas lutas por salário, dignidade e, especialmente, por uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.

Em 2005, instituiu a Fundação Cultural e Assistencial Ecarta que promove o acesso da população aos bens culturais por meio de projetos realizados em Porto Alegre e no interior do estado.

Comentários