CULTURA

Ecarta lança projeto de arte para educadores e duas exposições

Os três eventos ocorrem na terça-feira, 6 de junho, a partir das 18 horas, nos diferentes espaços da galeria
Da Redação / Publicado em 5 de junho de 2023

Ecarta apresenta projeto para educadores

Foto: Igor Sperotto

Foto: Igor Sperotto

O debate de ações pedagógicas na arte e o papel dos artistas no pensamento de novas formas de expressão da educação ganha espaço na Fundação Ecarta a partir desta terça-feira, 6 de junho, às 18 horas. O projeto Professor Artista – Artista Professor traz uma reflexão sobre a temática e o papel do profissional da educação na troca de conhecimento dentro da sala de aula.

“Todo professor pode ser artista? Todo artista pode ser professor? A partir dessa reflexão abrimos este novo espaço para o diálogo sobre a arte e a educação tanto nos espaços escolares ou não”, destaca o coordenador da Galeria Ecarta, André Venzon.

Para abrir o ciclo de exposições e conversas sobre o tema, foi convidada a artista e professora Téti Waldraff. As atividades do projeto em 2023 têm a mediação do artista e professor Walter Karwatzki.

De acordo com Waldraff, é urgente o debate e o foco na formação de arte educadores. Para a artista, que é professora de Artes Visuais, seja na dança, música ou no teatro é necessário qualificar o ensino em todos os espaços possíveis.

Projeto Potência

Nova exposição do Projeto Potência na Fundação Ecarta

Imagem: Isabelle Baiocco/Divulgação

Imagem: Isabelle Baiocco/Divulgação

De 6 de junho a 9 de julho, o espaço dedicado ao Projeto Potência na Fundação Ecarta receberá a exposição Ruídos de Lembrança, da artista Isabelle Baiocco. A mostra traz um conjunto de pinturas que partem de fotografias antigas da própria família, desde a infância de seus pais até a sua própria

“Assim como os ruídos que marcam as fotografias e vídeos analógicos, as nossas lembranças são permeadas de ruídos, pedaços faltantes, cenas borradas, tempos trocados. Aqui o tempo e memória são assuntos inerentes a essas imagens e às nossas lembranças”, pontua a jovem artista porto-alegrense.

A artista e professora do Instituto de Artes da Ufrgs, Lilian Maus, aponta que, a partir do uso virtuoso do desenho e da pintura em contato com a fotografia e o vídeo analógico, a artista discute o lugar do retrato na arte contemporânea e a própria onipresença das imagens nos veículos de comunicação.

Isabelle Baiocco cursa Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), onde também é bolsista de Iniciação Científica coordenada pela Professora Marilice Corona. Começou sua experiência com pintura no final de 2017 com aquarela e atualmente trabalha também com outras técnicas como lápis de cor, tinta acrílica e tinta a óleo.

O valor da arte

Foto: Santiago Pooter/Divulgação

Foto: Santiago Pooter/Divulgação

A Galeria Ecarta também recebe, a partir desta terça-feira, 6, a exposição “Primeiro Raio”, do artista Santiago Pooter. Com curadoria de Gabriela Motta, rótulos de bebidas, ícones religiosos, logomarcas e outras sínteses imagéticas formam o léxico visual das 20 obras que ficarão expostas até o dia 9 de julho.

A partir da aproximação entre essas diversas marcas identitárias – sagradas, profanas, sincréticas –, o artista gera uma tensão relacionada às noções de valor cultural, econômico e simbólico dos objetos e das obras de arte.

Aparentemente inacabadas, as telas de Santiago dividem o espaço com colchões usados, plantas mortas, restos de artefatos, propondo combinações semânticas insuspeitas entre as pinturas e elementos ordinários.

Santiago Pooter é artista visual, pesquisador, graduando em História da Arte pela Ufrgs e produtor cultural. Já foi indicado ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas em 2021 e 2022.

 

SERVIÇO

Lançamento do projeto do Professor Artista – Artista Professor
Quando: Terça-feira, 06 de junho, das 18h às 19h
Onde: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943
Visitação: Até 9 de julho de terças a domingos, das 10h às 18h com entrada franca

Ruídos da Lembrança – Isabelle Baiocco
Quando: Terça-feira, 06 de junho, 19h
Onde: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943
Visitação: Até 9 de julho de terças a domingos, das 10h às 18h com entrada franca

Primeiro Raio – Santiago Pooter
Quando: Terça-feira, 06 de junho, 19h
Onde: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943
Visitação: Até 9 de julho de terças a domingos, das 10h às 18h com entrada franca

Comentários