O fabuloso concerto d’Amélie Poulain estará no Ecarta Musical

Foto: Carol Quaiato/ Divulgação
Com músicas do compositor Yann Tiersen, o grupo interpreta a trilha sonora completa do filme que virou cult e é projetado durante o musical
Foto: Carol Quaiato/ Divulgação
O projeto Ecarta Musical recebe O Fabuloso Concerto d’Amélie Poulain, no sábado, 14, às 18h, com entrada franca. Com músicas do compositor Yann Tiersen, o grupo interpreta a trilha sonora completa do filme O fabuloso destino de Amélie Poulain”.
Um espetáculo lúdico, intimista, com músicas um tanto circenses, um tanto dramáticas e um tanto alegres, tornando a imaginação o personagem principal do show.
A apresentação conta com projeção do filme em tempo real. Além da música, o espetáculo traz elementos do filme para o cenário, os mais famosos: o anão de jardim e O Fabuloso Álbum.
O grupo solicita ao público que traga uma foto 3×4 para colar no álbum remetendo ao enredo do filme que estreou em 2001 com direção de Jean-Pierre Jeunet.
Com arranjos de Daniela Garcia (trompete) e Natália Damiani (piano), o quinteto instrumental se completa com Clarissa Ferreira (violino), Gabriel Romano (acordeon) e Rodrigo Cordeiro (percussão).
Trajetórias

Foto: Carol Quaiato/ Divulgação
Além da música, o espetáculo traz elementos do filme para o cenário
Foto: Carol Quaiato/ Divulgação
Daniela Garcia é mestra em música pela University of Massachusetts Amherst, EUA (2020) e graduada em música com láurea pela UFPB (2014). Idealizadora das duas edições do “Encontro Pernambucano de Metais” na cidade do Recife-PE e do festival “Sopra Metais – Brazilian Brass Festival”, festival que promove as mulheres instrumentistas de metais. Atualmente é professora de música na escola bilíngue canadense Maple Bear e Aldeia da Fraternidade, ministra aulas particulares de trompete e é trompetista nos grupos: O Fabuloso Concerto, Bate Sopra, Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só, Trio Poá e Duo Metapiano.
Natália Damiani é pianista formada pela Ufrgs e musicoterapeuta pela Faculdade Regional de Ciências e Filosofia de Candeias. Ao longo da carreira como pianista realizou diversos recitais e participou de festivais e congressos com foco em performance, e como musicoterapeuta tem atuado na área de desenvolvimento humano com foco na influência da música na relação mãe-bebê e nos transtornos de desenvolvimento. Além disso, atua também como professora de piano e musicalização e atualmente é mestranda em Psicologia na Ufrgs. Integrando o Núcleo de Infância e Família e desenvolve pesquisa na área de música e musicoterapia. Integra “O Fabuloso Concerto” desde 2016.
Gabriel Romano atua profissionalmente como acordeonista desde os 15 anos, tocando para grupos de danças tradicionais gaúchas e em festivais nativistas. Em 2011 criou ‘Gabriel Romano e Grupo’ para interpretar as suas composições. Com o grupo, já tocou em diversos eventos importantes como Festival Fartura em MG, Dia de Feira (MG), Psicodália nos anos 2014, 2015 e 2016 (SC), Festival Canto da Lagoa (RS), Expointer, Festival Pira Rural, Tum Tum Instrumental, etc. Em 2012 o grupo foi premiado em primeiro lugar na categoria instrumental no Acampamento da Arte Gaúcha de Tapes. Em 2013 lançou o seu primeiro CD intitulado “Sobre nós!”, que obteve duas indicações ao Prêmio Açorianos de Música. Em 2016 lançou o segundo CD (Doce é a Passagem) com cinco indicações ao Prêmio Açorianos de Música. Atualmente, ele apresenta seu trabalho autoral (Gabriel Romano e Grupo), trabalha como acordeonista na Orquestra de Câmara Tun Toin Foin e no grupo O Fabuloso Concerto.

Foto: Carol Quaiato/ Divulgação
O grupo solicita ao público que leve uma foto 3×4 para colar no álbum remetendo ao enredo do filme que estreou em 2001 com direção de Jean-Pierre Jeunet
Foto: Carol Quaiato/ Divulgação
Rodrigo Cordeiro é músico multi-instrumentista, compositor e professor formado em música pelo Centro Universitário Metodista do Sul – IPA. Atualmente, cursa bacharelado em música, com habilitação em composição na Ufrgs; trabalha como baterista do grupo Pytuna, baterista e percussionista da Orquestra Eintracht e percussionista do grupo O Fabuloso Concerto. Leciona aulas particulares de música na escola de dança e música Grand Jeté em Capão da Canoa/RS e realiza workshops de percussão rudimentar, stick tricks e bateria. É artista apoiado pela marca de baquetas C. Ibañez.
Clarissa Ferreira, violinista, etnomusicóloga, pesquisadora e compositora, é bacharela em violino (UFPel), mestra (Ufrgs) e doutora (Unirio) em Etnomusicologia e pós-graduanda em Arteterapia. Do contato com a cultura gaúcha veio as indagações que levou para suas pesquisas acadêmicas, que ocasionou a criação do Gauchismo Líquido em 2014, uma dissertação de mestrado neste mesmo ano, uma tese de doutorado em julho de 2018 e um single intitulado “Manifesto Líquido” lançado também em 2018. Faz parte do grupo As Tubas atuando como musicista, tendo dirigido musicalmente o espetáculo e álbum ao vivo Corpo | Espaço em 2019, indicado como melhor álbum no Prêmio Açorianos. Também em 2019 atuou como diretora musical dos espetáculos Pago Revisitado, Unimúsica, Ufrgs e no projeto Sonora Brasil/ SESC no show Líricas Sulinas. Em 2020 lançou pelo selo Pedra Redonda o single e videoclipe “Satélites” finalista no Prêmio Profissionais da Música na categoria videoclipe e o single e videoclipe Mulheres da Guerra sob sua produção ao lado de Lucas Ramos no Estúdio Mochila. Também no ano de 2020 lançou o minidocumentário Satélites: tudo pode virar inspiração para os seres humanos, via Edital Emergencial à Cultura de Porto Alegre. Compôs trilha sonora exclusiva para o filme 30 povos para o Canal Curta. Em 2021 na programação do Sonora Brasil SESC dirigiu o espetáculo Líricas Sulinas e apresentou o webinar Sonoridades Sulinas. Também neste ano está lançando seu primeiro livro Gauchismo Líquido: reflexões contemporâneas sobre a cultura do Rio Grande do Sul pela Editora Coragem. Atualmente dedica-se ao seu trabalho autoral, produzindo seu primeiro álbum que se chamará LaVaca. Ministra Oficinas de Composição e Teoria Musical Aplicada em @OficinaDeCompositoras e é professora substituta na disciplina de Música Popular na UFPel.
Serviço
Ecarta Musical: O Fabuloso Concerto d’Amélie Poulain
14 de outubro de 2023, 18h
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Fundação Ecarta.
Entrada franca