EDUCAÇÃO

Sinpro/RS na Internet

Publicado em 9 de julho de 1997

O mês de agosto, além da inauguração da nova sede estadual do Sinpro/RS , também será marcado pela entrada do sindicato na era da comunicação digital. Batizado de Sinpro On Line, esse serviço do Sinpro/RS na Internet foi idealizado para facilitar ainda mais a comunicação da entidade, possibilitando uma constante troca de informações entre seus associados, parceiros institucionais e a sociedade em geral.

Fruto de um projeto elaborado pela Assessoria de Comunicação Social do Sinpro/RS e desenvolvida tecnicamente pela Conectt Marketing Interativo, a mais nova home page sindical do país deverá se diferenciar das demais por uma série de fatores. O engenheiro André Boger, da Conectt, destaca entre eles o design, a quantidade e a qualidade das informações e serviços, a constante atualização prevista no projeto e a possibilidade de interatividade entre os usuários, predicados que não são comuns nos web sites deste segmento na Internet. “Não me recordo de ter visto outro sindicato disponibilizar algo parecido”, comenta Boger que, por motivos profissionais, navega freqüentemente na rede em busca de novidades.

Segundo o professor Angelo Dal Cin, coordenador da Secretaria de Comunicação Social do Sinpro/RS, o investimento da entidade nesta nova mídia está levando em conta, além dos milhões de pessoas já interligadas na rede em todo o mundo, a perspectiva de um futuro não muito distante. “Podemos comparar essa tecnologia ao ingresso da televisão no Brasil, na década de 50. Os aparelhos de tv eram bens acessíveis a uma seleta minoria, mas se popularizaram com certa rapidez a partir dos anos 70”, explica.

Mas tudo indica que a Internet levará bem menos tempo para se popularizar. A rapidez do avanço tecnológico, com os gigantes da indústria da informática investindo pesado no aprimoramento dessa mídia, aponta para isso. Praticamente mês a mês surgem novos, melhores e mais baratos produtos para acesso à Internet no mercado. Em breve já estará disponível uma tecnologia que permitirá acessar a rede através de prosaicos aparelhos de tv, muito mais acessível economicamente do que os atuais microcomputadores exigidos. “Amanhã, quem sabe, haverão terminais públicos de acesso à Internet, semelhantes à telefonia”, cogita Dal Cin.

SERVIÇOS – Tendo presente que parcela importante da base sindical do Sinpro/RS, principalmente aquela que atua no 3º grau, já entrou em contato, de uma maneira ou de outra, com a Internet, a direção da entidade acredita que o processo de disseminação da rede entre a categoria dos professores particulares será especialmente mais rápido. Neste contexto, a implementação do Sinpro On Line neste ano não deixa de ser uma forma da instituição se antecipar à demanda, buscar um bom posicionamento e acumular experiências na rede para melhor atender o seu público. Além disso, mal escondendo seu orgulho, o diretor coordenador da Secretaria de Administração e Finanças do sindicato, professor Amarildo Pedro Cenci, revela ser uma necessidade do Sinpro/RS, pelas suas características e representatividade, tornar sua existência e suas atividades reconhecidas em uma maior escala.

“É evidente que isso, de maneira alguma, substitui o trabalho sindical cotidiano e permanente de discussão e organização da categoria”, pondera Cenci, “mas é mais uma forma do sindicato se apresentar para a sociedade, revelando a imagem da categoria e intervindo, também nessa esfera da comunicação, na disputa política e nas questões estratégicas que interessam aos professores e, de modo geral, à classe trabalhadora”, conclui.

Com a utilização da mídia Internet, o Sinpro/RS poderá receber e transmitir informações por E-mail e oferecer aos seus associados, assim como aos demais usuários da rede, uma série praticamente infindável de serviços. Inicialmente o Sinpro On Line disponibilizará onze serviços (confira abaixo), mas, conforme o cronograma do projeto do web site, novidades deverão estar surgindo periodicamente.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS

Convenção Coletiva de Trabalho – A última Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre o Sinpro/RS e o sindicato patronal está à disposição do associado na íntegra, mantendo na Internet as mesmas características gráficas da tradicional publicação do Sinpro/RS. O usuário po-derá percorrer os capítulos do acordo representados por ícones no lado esquerdo da página que, uma vez clicados, remetem ao conteúdo do capítulo.
Direitos do Professor – Organizada da mesma forma que a anterior, esta página contém os direitos do professor em relação à Previdência Social, Rescisões Contratuais, FGTS, Contra-cheque, demais garantias e descontos legais.

Associe-se Já – Através deste sistema, o professor poderá se associar ao sindicato a qualquer hora da noite ou do dia automaticamente, preenchendo um formulário eletrônico para o cadastro.

Guia de Serviços – O também tradicional Guia de Serviços do Sinpro/RS será acessado rapidamente. Os convênios estarão permanentemente atualizados. O usuário poderá selecionar as informações que deseja a partir de um menu interativo que disponibiliza os serviços por cidade.

ranking salarial – No ano passado, o sindicato divulgou para a categoria o ranking salarial das escolas particulares gaúchas através do boletim Período Livre. A partir deste ano, estas informações também poderão ser acessadas através do Sinpro On Line.

Espaço Jurídico – Nesta página o professor encontrará a lista dos advogados credenciados pelo Sinpro/RS e links (conexões) a sites públicas relacionadas a questões jurídicas e trabalhistas.

Extra Classe – O usuário vai dispor da versão eletrônica do jornal publicado pela entidade, com todas as matérias e uma programação visual adaptada ao vocabulário gráfico da Internet, mas mantendo a identidade do periódico. Na coluna da esquerda serão encontrados os títulos das matérias e na coluna da direita, à medida em que os títulos são clicados, será exibido o respectivo conteúdo da matéria. Gradativamente as edições anteriores passarão a integrar esta página.
Diretoria On-line – Associados e diretoria poderão trocar informações e dialogar através de correio eletrônico. As diretorias das delegacias regionais também estarão em conexão e poderão comunicar-se entre si rapidamente. Da mesma forma, a direção do sindicato estará em conexão com entidades irmãs e outras categorias em qualquer lugar do mundo.

atualização de endereços – Os sócios poderão, a qualquer hora, atualizar seu endereço para correspondência com o sindicato através deste site.

Últimas Notícias – Qualquer informação de interesse da categoria que a entidade necessite divulgar estará disponível nesta página. Com atualização permanente, esta página contém a última edição do boletim Período Livre e também será canal para editais de convocação, calendários, avaliações e atividades de mobilização da categoria, por exemplo, durante o período de negociação do dissídio.

Pesquisa na Internet – Esta página disponibilizará dois serviços de busca de informações na Internet: o Altavista, que é o mais popular no mundo e o Bookmarks, que é o mais completo e rápido no Brasil.

Sinpro On Line

Internet site:
http://www.sinpro-rs.org.br

E-mail da Diretoria:
direcao@sinpro-rs.org.br

E-mail do Departamento de Comunicação Social:
comunica@sinpro-rs.org.br

E-mail do Departamento Jurídico:
juridico@sinpro-rs.org.br

E-mail do Departamento Administrativo:
admin@sinpro-rs.org.br

 

Comentários