CULTURA

Notas

Publicado em 8 de agosto de 1997

Cine Pampa

Passo Fundo voltou a ter cinema. O Cine Pampa, de 1.458 lugares, que vinha funcionando como teatro, ressuscitou no dia 15 de agosto, exibindo O Paciente Inglês, Oscar de melhor filme e melhor trilha sonora em 1996.

Paulo Freire

O segundo número da revista pedagógica da Editora Artes Médicas publica matéria “Pedagogia Radical: O legado de Paulo Freire”, com artigos, entrevistas e depoimentos sobre o educador falecido no dia 2 de maio.

Pelo telefone

O Museu Júlio de Castilhos expõe até 21 de setembro Pelo telefone, mostra que reúne documentos, fotografias e equipamentos, entre os quais aparelhos antigos, inclusive dois telefones alemães de 1920. Visitas nas terças, quintas e sextas, das 10h às 17h, quartas das 10h às 21h e finais de semana, das 13h às 17h, na rua Duque de Caxias, 1231.

Turandot no Sesi

Nos dias 9 e 11 de setembro está em cartaz no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, a ópera Turandot, de Puccini, com solistas da Espanha, Chile e Argentina e participação especial da Ospa, sob a regência do maestro Cláudio Ribeiro.

Cortázar na tv

Contos do escritor argentino Julio Cortázar, através de um projeto cinematográfico brasileiro, serão transpostos para a televisão em uma minissérie que traça um panorama da memória afetiva latino-americana. O cineasta Luciano Moura já concluiu a produção do capítulo piloto: “As aventuras da Família Humboldt”. Dele participam os atores Pedro Cardoso, Paulo José e Rosa Maria Murtinho.

Coros em Gaurama

A prefeitura de Gaurama promove de 5 a 6 de setembro o III Festival Internacional de Coros do Alto Uruguai, com a participação de coros do Brasil e de países do Mercosul.

Coxilha Negra

A prefeitura de Butiá promove, de 11 a 12 de outubro, o Festival da Canção Popular e Nativista Coxilha Negra.

Arte-educação

O XI Seminário Nacional de Arte-Educação, promoção da Fundação de Arte de Montenegro (Fundarte) será realizado de 29 de setembro a 3 de outubro, no Teatro Roberto Atayde Cardona. Outras informações pelo fone (051) 632.4333.

Poa em cena

A Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre realiza, de 22 a 28 de setembro, o 4º Porto Alegre Em Cena, ocupando o cartaz de todas as salas de teatro da cidade.

Neto Fagundes

O cantor nativista prepara o lançamento do seu quarto CD, o Regional Brasileiro, já contratado com a Central Mercosul de Discos. O cantor também está finalizando um videoclip.

Bares do Rio

Bares e restaurantes, histórias do meu Rio, livro da jornalista Nazareth Moreaux, revela curiosidades sobre 52 bares e restaurantes da Cidade Maravilhosa. É uma espécie de roteiro cronológico com dados sobre as especialidades de cada local e os endereços, mas apenas daqueles que têm tradição e se mantiveram ao longo dos anos.

Inéditos de Callado

Ana Arruda Callado, jornalista e escritora, encontrou dois contos inéditos do marido, o escritor Antônio Callado, morto este ano. Um deles é um texto com alguns dos personagens que desenvolvidos no romance Sempreviva, de 1981. O outro, Kama-shastra ou a Mulher-fonte de Picasso foi escrito para disputar um concurso de contos eróticos. Mas Ana Arruda conta que Callado acabou esquecendo do prazo de encerramento das inscrições.

Cover no Café Concerto

A banda de rock/pop Sly youngster se apresenta dia 9 de setembro, às 22 horas, no Café concerto Majestic da Casa de Cultura Mário Quintana. No repertório, composições próprias e covers nacionais e internacionais.

Comentários