MOVIMENTO

Notas

Publicado em 8 de agosto de 1997

Novo presidente na UNE

Ricardo Capelli, estudante de informática da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, foi empossado na presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE), no último dia 13 de agosto. Capelli, ligado ao Partido Comunista do Brasil (PC do B), foi eleito no último Congresso da entidade e faz parte do grupo vinculado ao deputado Lindberg Farias (PC do B/RJ), ex-presidente da UNE.

Indigentes gaúchos

O Rio Grande do Sul tem 1.534.895 indigentes, dos quais 57,07% estão nas regiões rurais. São 875.971 pessoas ou 257 mil famílias em situação de pobreza extrema no campo. Pelo menos é isso que aponta o documento Núcleo da Pobreza Rural, elaborado durante sete meses por técnicos da Secretaria Estadual da Coordenação e Planejamento, FEE e Metroplan, que identifica o perfil demográfico e os principais indicadores da pobreza rural do estado.

Não ao Chanel 5

O risco de extinção do pau-rosa, árvore nativa da Amazônia, está levando uma ONG francesa a preparar um boicote contra o perfume Chanel nº5. Conhecido como o perfume mais vendido no mundo e símbolo de sofisticação, o Chanel nº 5 é apontado como causa do processo de desaparecimento do pau-rosa. Este e outros perfumes de primeira linha têm em sua composição um óleo extraído da árvore e que atua como fixador da fragrância por ser rico em linalol. A Aniba rosceodora, designação científica da espécie, teve sua exploração regulamentada pelo Ibama em 1990, por risco de extinção.

Combate à drogadição

Pessoas e instituições interessadas em participar da organização de atividades para a Semana Gaúcha Contra o Uso Indevido de Drogas, que será realizada de 28 de setembro a 5 de outubro, podem entrar em contato com o Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen/RS) pelo telefone (051) 228-8159. O Conselho tem ainda à disposição um kit com 11 folders (cada um falando sobre um tipo de droga), além de materiais institucionais informativos e educativos sobre o assunto. Entre as atividades previstas para todas as cidades do estado, palestras, seminários, concursos de redações, cartazes e distribuição de folhetos, folders, distintivos, publicações em jornais e revistas, programas na mídia, gincanas, bailes do “refri”, apresentação de filmes. A Semana Gaúcha Contra o Uso Indevido de Drogas faz parte do calendário oficial do estado.

Comentários