CULTURA

Música gaúcha na Copa do Mundo

Dóris Fialcoff / Publicado em 5 de maio de 1998

Eles não são boleiros mas vão participar da Copa do Mundo. Bebeto Alves, Totonho Villeroy e Gelson Oliveira, músicos gaúchos integrantes do show Juntos — em turnê por Santa Maria, São Leopoldo e Santa Cruz do Sul, animando a festa dos 60 anos do Sinpro —, estão entre os artistas brasileiros que estarão no Brahma Brasil Festival Sud à Sul, de 21 a 28 de junho, em Sanary Sur Mer, na França, a apenas 60 quilômetros de Marselha, onde o Brasil joga no dia 23, contra a Noruega.

Essa história começou quando Totonho Villeroy — em sua segunda turnê pela Europa, em 1995 — foi convidado pela prefeitura de Sanary para organizar um festival brasileiro, em co-produção com a Secretaria de Cultura de Porto Alegre. Um ano mais tarde, foi fundada a Associação Sud à Sul que, com as duas prefeituras, juntamente com a jornalista Dedé Ribeiro, produziu o I Festival Sud à Sul. Com o sucesso, os organizadores decidiram realizar o evento de dois em dois anos.

Prevendo a grande presença brasileira na França durante a Copa, Totonho propôs à Opinião Produtora, de Porto Alegre, realizar um evento maior, incluindo artistas de outras regiões do Brasil, desta vez totalmente voltado à produção musical. A produtora fez contato com a Brahma para patrocínio, o que resultou no Brahma Brasil Festival Sud à Sul.

O Festival já foi lançado oficialmente no Brasil, no dia 7 de maio, com a presença do Secretário de Cultura de Sanary, Pierre Chazel; da vice-prefeita de Sanary, Patrícia Au-bert Mas; François Mas, presidente da Association Sud à Sul; jogadores locais e nacionais, a imprensa especializada (esportiva, cultural e econo-mia), a direção da Brahma e autoridades municipais e estaduais. Na França será no dia 21 de maio.

Programação

As apresentações serão sempre no porto de Sanary — à beira do
Mar Mediterrâneo —, às 21 horas, com entrada franca:

Dia 21: Gelson Oliveira, Papas da Língua e Alegre Correa
Dia 22: Luiz Carlos Borges e Skank
Dia 23: Jogo do Brasil – telões espalhados pela cidade e desfile da Escola de Samba Francesa Sul Samba
Dia 24: Paula Santoro e Fernanda Abreu
Dia 25: Luciana Pestano e Paralamas do Sucesso
Dia 26: Bebeto Alves, Tribo de Jah e O Rappa
Dia 27: Banda Eva e É o Tchan
Dia 28: Totonho Villeroy e Gilberto Gil

Comentários