MOVIMENTO

Notas

Publicado em 2 de maio de 1998

Desemprego nos EUA e Japão
Cerca de 300 mil trabalhadores desempregados entraram com pedidos para o recebimento do seguro-desemprego na segunda semana de abril nos EUA. Segundo o Departamento do Trabalho dos EUA, isso representa 29 mil solicitações a mais do que na semana anterior. No Japão, o desemprego em março foi o maior no país em todo o período do pós-guerra. O índice mensal pulou de 3,6%, em fevereiro, para 3,9%. O número indica que existem mais 430 mil desempregados numa economia em plena recessão e com uma tradição de pleno emprego. Detalhe: metade dos novos desempregados são jovens que não obtêm seu primeiro emprego.

Comida fora
No início do mês, Dom Mauro Morelli, bispo de Duque de Caxias, na baixada fluminense, durante conferência no 23? Congresso Mundial de Jornalistas, em Recife, bateu firme e duro no presidente FHC. Criticou o modelo que segura a estabilidade do real à custa da miséria e do desemprego. Disse que só a democratização da terra e da renda garantirá a paz no país. Reafirmou que a vida é um direito superior ao de propriedade e que os flagelados da seca nordestina recorrem ao saque pela omissão criminosa dos governantes. Apelou para uma mudança de conduta de todos em relação à vida e à natureza, lembrando que enquanto uns morrem de fome outros desperdiçam alimentos.

Exaustão
Um em cada quatro professores das escolas estaduais de 1? e 2? graus do país apresenta alto índice de exaustão emocional. É a constatação é de uma pesquisa concluída recentemente pelo Laboratório de Psicologia do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB), realizada a pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE). O estado de exaustão emocional é definido como uma “situação em que o tabalhador sente que não pode dar mais de si mesmo”. Metade do contingente de profissionais que participou da pesquisa apresenta exaustão emocional se forem considerados os que ainda têm traços moderados.

Geempa na Unesco
O projeto O prazer de ler e escrever de verdade, do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa) será modelo para outros países. Desenvolvido em Porto Alegre, com a alfabetização de mil mulheres no ano passado, o projeto integrará as atividades do escritório da Unesco no Brasil.

Combate à corrupção
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está recebendo, desde o dia 12 de maio, assinaturas para dois projetos de lei de iniciativa popular que têm o objetivo de combater a corrupção eleitoral no país. A meta é recolher um milhão de assinaturas para tentar mudar o Código Eleitoral e a Lei das Inelegibilidades. No primeiro caso, a intenção é acrescentar um mecanismo para que as pessoas que venderam seu voto possam denunciar o corruptor sem que sejam acusadas também de corrupção, conforme determina a lei atual. No caso da Lei das Inelegibilidades, ela deverá ter prazos para julgamento mais curtos. Isso permitirá que as denúncias de compra de votos sejam investigadas e seus autores punidos ainda durante o período eleitoral, ou antes que tomem posse no cargo para o qual concorrem.

Comentários