CULTURA

Notas

Publicado em 2 de junho de 1998

Ripa na chulipa
É a coletiva com trabalhos dos artistas gráficos Sampaulo, Santiago, Edgar Vasques, Eloar Guazzelli, Eduardo Oliveira, Fabio Zimbres, Pedro Alice, Allan Sieber, Bier, Kyoko Yamashita. Reúne também Gilmar Fraga, Rodrigo Rosa, Tadao Miaqui, Silvio S., Uberti, Sylvio Ayala, Andres Lieban, Lisandro Santos, Walter Junior, Armando Kaminski, Juska, Rossana Prado, Moa, Vilanova e Corvo entraram em campo no último dia 10 de junho numa mostra coletiva. Os trabalhos poderão ficarão em exposição até 12 de julho, no Museu do Trabalho, que divide a promoção com a Grafar, a associação dos artistas gráficos gaúchos.

Ospa no interior
A Ospa faz turnê pelo interior com entrada franca. No dia 23 de julho, às 20 horas, no Clube Riograndense, em Montenegro. Em Pelotas, no dia 28 de agosto, às 20 horas, no Teatro Guarani. No dia 29 de agosto, no Ginásio de Esportes Emílio Garrastazú Médici, de Bagé, às 20 horas. Em Jaguarão, no dia 30 de agosto, às 20 horas, no Theatro Esperança. A turnê do projeto Interiorização da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, iniciou dia 19 de junho.

Novo curador
O crítico e pesquisador paulista Fábio Magalhães substitui Frederico Morais na curadoria da Bienal do Mercosul. Ele é diretor-presidente do Memorial da América Latina, em São Paulo e será o responsável pelo conceito e pela seleção de artistas para 2? Bienal, que se realizará de outubro e novembro de 1999, em Porto Alegre.

Iberê Camargo
O atelier e a casa onde o pintor Iberê Camargo viveu os seus últimos anos em Porto Alegre, e que reúne parte sua obra, está aberta à visitação do público. É na rua Alcebíades Antônio dos Santos, 110, bairro Nonoai, zona sul, para onde se transferiu depois de deixar a Lopo Gonçalves, no bairro Cidade Baixa. Entre as telas expostas está o último trabalho do pintor, Solidão. Iberê Camargo morreu em agosto de 1994. A casa abriga os trabalhos do pintor até a construção da sede da Fundação que leva o seu nome. Visitas devem ser agendadas pelo telefone (051) 249.2654.

Mais cinemas
Em dezembro, Porto Alegre ganhará mais 12 salas de cinema. Serão no Shopping Bourbon, em construção na Avenida Ipiranga da capital.

Unidade em Gramado
A 26º edição do Festival de Cinema de Gramado, de 8 a 15 de agosto deste ano, promoverá um único concurso para longas-metragens brasileiros e latinos. Até o ano passado, estes filmes competiam separadamente, com júris próprios. Concorrerão 14 filmes de países como Argentina, Chile, Cuba, Uruguai, Colômbia e Venezuela, além de Portugal e Espanha. O documentário que deu origem ao filme Central do Brasil, Socorro Nobre participa do festival mas fora da competição.

Ana Terra-Ceape
O escritor e historiador Barbosa Lessa e o jornalista Renato Dalto são os autores do livro Terra da Gente – Uma década de Ceape Ana Terra, lançado no último 19 de junho, em Porto Alegre. Em edição bilíngüe (Português e Inglês), a obra registra a experiência pioneira do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (Ceape) Ana Terra e conta um pouco da história de clientes que procuraram crédito junto à instituição para montar o seu próprio negócio. Com 138 páginas, o livro foi editado em parceria pelo Ceape/RS, Sebrae/RS e Unicef.

Desconto para professor
A Editora USP (Edusp) está oferecendo a todos os professores um desconto de 30% na compra de qualquer livro da editora, no mês de julho. Para isso, é necessário apenas apresentar uma cópia do Hollerith ou da carteira do MEC no ato da compra, que poderá ser feita nas livrarias da rede Edusp. Na compra por telefone, enviar fax do documento. Outras informações pelo telefone (011) 818-4150 ou 818-4008.

Comentários