EDUCAÇÃO

Sinpro/RS na praça

Da redação / Publicado em 20 de setembro de 1998

Dentro de sua política cultural, o Sinpro/RS é o mais recente parceiro da Câmara Feira do LivroRiograndense do Livro e este ano estará na 44ª Feira do Livro de Porto Alegre. A principal atividade que ficará sob a responsabilidade do sindicato será a coordenação das visitas guiadas das escolas particulares do estado ao evento. Para isso, monitores serão especialmente treinados, e o roteiro será elaborado conjuntamente com os organizadores da Feira. No final de cada visita, os alunos deverão ter um encontro muito peculiar com bonequeiros. Esta atividade, ainda em fase de organização, está sendo planejada para que as crianças possam vivenciar uma experiência prazerosa e rica no contato com os livros e a literatura.

Homenageando o ato da leitura, a entidade levará para o Clube do Comércio uma mostra fotográfica, que reúne trabalhos de renomados profissionais da área. Cada um mostrará através de imagens a sua visão particular sobre a leitura. E o Sinpro/RS também manterá um stand na praça, nas imediações da área infantil, onde os associados poderão obter informações e encontrar os colegas, ao sabor de um cafezinho ou chimarrão.

A 44? Feira do Livro de Porto Alegre iniciará no dia 30 de outubro e levará para o centro da Capital cerca de 150 barracas, entre elas aproximadamente 100 livreiros. Como nos outros anos, continuam acontecendo programações paralelas como palestras e debates e, claro, apresentações no palco montado para a Feira. É bom lembrar as presenças nacionais e internacionais, tanto em atividades como nas sessões de autógrafos. Publicações técnico-científicas terão espaço garantido, ao lado dos tradicionais livros humanitários, literatura infantil e ficção. As 150 barracas serão cobertas, possibilitando, assim, maior conforto. A falta de banheiro será resolvida com a instalação de 20 unidades de sanitários químicos, espalhados embaixo dos jacarandás. A gurizada terá um espaço próprio para receber os autógrafos favoritos. Além de 40 autores brasileiros e de personalidades dos quatro países do Mercosul, prestigiam a feira dois escritores russos, três portugueses, dois franceses, um americano e um espanhol. A idéia é ampliar a participação estrangeira, num total de 15 convidados. Horários de funcionamento: de segunda à sábado, das 13h às 21h; e domingos das 15h às 21h.

Comentários