CULTURA

Sinpro/RS na Feira do Livro

Da Redação / Publicado em 29 de outubro de 1998

Este ano a Feira do Livro de Porto Alegre faz parte da programação cultural do Sinpro/RS. Além de barraca própria na praça, localizada na alameda dos apoiadores culturais, em frente ao Memorial dos Correios, a entidade também organizou uma exposição com trabalhos de 14 reconhecidos fotógrafos gaúchos sobre A leitura. A mostra está no hall do Clube do Comércio, onde permanece até o final da Feira, dia 15 de novembro.

E, ainda, a partir do dia 3 de novembro, alunos de pré-escola e séries iniciais de escolas particulares, inauguraram as visitas guiadas oferecidas pelo sindicato. Esta atividade é coordenada por quatro monitores especialmente treinados para o evento: Ana Lúcia Balmberg, 30, professora de pré-escola e séries iniciais; Fabiano Steinbach Ferreira, 23, estudante de educação física; Alessandra Wienskoski Soares, 26, professora, pedagoga e orientadora educacional; Adriana da Silva Soares, 25, professora de séries iniciais e pedagoga. Após o roteiro – que incluirá o Memorial dos Correios, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul e as duas instituições fundadoras da Feira do Livro de Porto Alegre, a Livraria do Globo e a empresa jornalística Caldas Júnior -, os alunos podem participar de atividades recreativas. O Sinpro está oferecendo oficinas de criação de bonecos, com as bonequeiras Graziela e Vera de Castro Saraiva, e também outras brincadeiras promovidas em parceria com o Sesc e a Livraria do Globo.

As visitas foram agendadas pelos monitores através de contatos com as escolas, iniciados no dia 20 de outubro. Nove dias depois, a agenda estava lotada. Ao todo, 20 escolas – de Porto Alegre, região Metropolitana e também do interior – estão inscritas. Isso significa um universo 2.500 alunos, ou seja, 270 crianças por dia.

BONECOS – Graziela de Castro Saraiva, coordenadora das oficinas de criação de bonecos oferecidas pelo Sinpro/RS na 44ª Feira do Livro de Porto Alegre, é bacharel em Serviço Social e iniciou no Teatro de Bonecos em 1978, em Caxias do Sul, com a formação do grupo OCA. É sócia-fundadora e integrante, em várias gestões, da diretoria da Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos.

Como atriz manipuladora, a bonequeira atuou em várias montagens de números infantis e adultos e, atualmente, vem desenvolvendo com o grupo Julietas e os Metabonecos o espetáculo Maria Farrar, de Bertold Brecht, dirigido aos públicos adolescente e adulto.

Graziela já participou de outras inúmeras oficinas de criação e confecção de bonecos e de diversas técnicas de manipulação. Para ela, nesta modalidade de oficinas, o objetivo é de, “incentivar nas crianças o gosto pela literatura, através do boneco, do conhecimento do personagem e de um texto”.

FOTOGRAFIA – A Leitura é o título da exposição fotográfica, organizada pelo Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS).

Participam da mostra os fotógrafos Luiz Abreu, Dulce Helfer, Genaro Joner, Daniel de Andrade, Leonid Streliaev, Roberto Santos, Amauri Fausto, Paulino

 

 

 

Retratos do Brasil cancelado

Depois de garantir a apresentação de Lourdes Rodrigues e Jair Rodrigues, Léa Cyntra, Cláudia Telles e Tito Madi, Gelson Oliveira e Chico Cézar, Chico Saratt, Pena Branca e Xavantinho, Jerônimo Jardim e Arrigo Barnabé, o projeto Retratos do Brasil, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, foi cancelado por falta de patrocínio.

O projeto traria ao palco da Ospa, em Porto Alegre, expressões da música nacional e gaúcha de 5 de agosto a 25 de novembro deste ano. Com o cancelamento, deixam de se apresentar Cristiana Pretto e Baby do Brasil, Sérgio Rojas, Sá e Guarabira, Dado Jaeger, Mauro Marques e Oswaldo Montenegro, Zé Caradípia e Jards Macalé.

O Sinpro/RS havia colocado ingressos com desconto à disposição dos associados. Os professores que compraram a entrada para os shows cancelados podem trocá-los na sede do sindicato (Avenida João Pessoa, 919). Para isso, basta apresentar o ingresso.

Notas 

Pintura em livro
O artista plástico gaúcho Erico Santos lançou no dia 4, na 44ª Feira do Livro, seu livro Pintura & Palavra. A obra é impressa em papel couché, formato 280 por 210 milímetros, 123 páginas, encadernação em capa dura e edição trilingüe (português, inglês e espanhol) e traz 50 reproduções em cores do trabalho do artista e 50 textos nos quais ele analisa questões polêmicas em torno da arte da pintura. O livro poderá ser encontrado nas galerias de arte que comercializam as obras de Erico Santos e nas livrarias.

Série Futebol
A série Futebol, dirigida por João Moreira Salles e Arthur Fontes, foi selecionada para a final do International Documentary Festival, em Amsterdã, a mais conceituada competição mundial de documentários. O trabalho, com três programas de 90 minutos, foi produzido em película, numa parceria entre o canal GNT e a VídeoFilmes. O documentário traz depoimentos de grandes jogadores e técnicos, incluindo Pelé e Bellini. A lista dos vencedores será divulgada em 3 de dezembro.

Morte prematura

O ator Leverdógil de Freitas (perfil da edição de outubro do ano passado do Extra Classe), 49 anos, faleceu no último dia 3 de novembro, vítima de complicações de um infarto sofrido em 18 de outubro. Reconhecido pelo trabalho no teatro, no cinema e televisão, Lever, como era chamado pelos amigos próximos, deixou uma trajetória artística respeitável, consagrada por prêmios e elogios da crítica. Funcionário público do antigo INPS, jornalista, deixou o serviço público em 1996 para consagrar a vida à interpretação de outras vidas e “em todas as bitolas”, como costumava dizer.

 

Comentários