GERAL

Notas

Publicado em 28 de abril de 1999

PELA INTERNET
Nesses tempos de crise financeira, nada melhor que conferir preços e pechinchar para fazer a melhor compra possível. Coisa de consumidor moderno, justamente o nome de uma revista eletrônica QUE oferece uma gigantesca lista de endereços e telefones de empresas em 27 tipos de atividades (de alimentos a cosméticos). Serve para reclamar o atraso na entrega de um produto ou para exigir uma troca, em caso de defeito. A Consumidor Moderno pode ser acessada pela endereço www.totalnet.com.br/consumidor.moderno/sac97/guia97/htm.

PELO MUNDO
A New York University fez um ranking das melhores reportagens do século 20. Confira as cinco melhores na opinião dos americanos:
1)Hiroshima, de John Hersey (1946) – conta, em 150 páginas, o depoimento de seis sobreviventes do bombardeio
2)Primavera Silenciosa, de Rachel Carson (1962) – a matéria, que inventou o movimento ambientalista moderno, descreve os efeitos do DDT na natureza.
3)Caso Watergate, de Bob Woodward e Carl Bernstein (1973) – cobertura do famoso escândalo que acabou na renúncia do presidente Richard Nixon
4)Ataque nazista, de Edward Murrow (1943) – relato radiofônico dos intensos bombardeios nazistas sobre a capital inglesa, Londres.
5)Denúncia antitruste, de Ida Tarbell (1911) – série de reportagens que denunciou as práticas ilegais de John Rockfeller, um dos empresários mais influentes da história. As matérias provocaram o fim do império da Standart Oil pela Suprema Corte americana.

Comentários