GERAL

O futuro com aroma de café

Dóris Fialcoff / Publicado em 24 de outubro de 1999

Os professores de matemática Olga Rejane Haag Medeiros -mais conhecida como Jô – e Nubem Medeiros já estão aposentados, mas nem pensam em abandonar a missão do magistério. Entretanto, sem deixar de lado o giz e o quadro-negro, queriam também ensinar de um jeito diferente. Depois de muito rodar pelo mundo e conhecer vários lugares, a solução apareceu como resultado da soma dos seguintes fatores: tradição + cibernética + aconchego = Cybercafe. Isso mesmo! Eles abriram uma cafeteria em Porto Alegre ao antigo estilo parisiense, conectada ao mundo pela internet. Os equipamentos são de última geração e os 20 funcionários da casa estão habilitados para instruir navegadores de primeira viagem.

Adivinha? Na noite de inauguração, 9 de setembro, cerca de 500 pessoas foram conferir toda essa vanguarda. “Mais ou menos a metade era de ex-alunos”, se envaidecem os proprietários. Eles não escondem que querem fazer daquele espaço uma continuação da escola, por isso a filosofia da casa é trocar, conhecer, aprender. E o público já percebeu isso.

Certa vez, um homem aparentando 60 anos olhava de fora o movimento do café. Nubem, ao convidá-lo para entrar, ficou sabendo que ele só conhecia computador através de vitrines e que parecia constrangido por causa da idade. O Professor, como Nubem é chamado também por lá, o convenceu a entrar. No outro dia ficou claro porque a preocupação com a idade: ele chegou com a mãe, de uns 80 anos aparentes. Ela aprendeu receitas culinárias e tricô e, além disso, descobriu parentes na Europa. São clientes assíduos, claro. E quando Olga e Nubem falam que a palavra de ordem da casa é “aprender”, não é para menos. A garotada vai lá até para fazer trabalhos escolares, estudar para provas e coisas do gênero. De quebra, alguns já levaram aula particular de matemática.

* COISA DE MESTRE quer revelar o perfil humano e o trabalho dos profissionais do Magistério. Se você conhece algum professor que desenvolva outras atividades de forma profissional ou como hobby, faça contato com o Extra Classe . A Redação agradece. René Cabrales

Comentários