EDUCAÇÃO

Presidente do CEED define metas

Publicado em 16 de junho de 2000

Antonieta foi homenageada na assembléia geral dos Sinpro/RS

A nova presidente do Conselho Estadual de Educação, eleita no último dia 10 de maio, é a professora Antonieta Mariante, que representa o Sinpro/RS no conselho há quatro anos. Ela deve permanecer no cargo até março de 2001. As próximas eleições ocorrem em dezembro deste ano e a posse, três meses depois.

A professora tem se destacado nas comissões de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos e promete se empenhar em desenvolver seu trabalho a partir de uma visão ampla de todas as implicações de seu novo cargo. “Como conselheiros, geralmente nos restringimos a temas mais específicos dentro das comissões. Na presidência é preciso ver o Conselho como um todo, inclusive a parte administrativa”, pondera Antonieta.

Há menos de 30 dias no cargo, a nova presidente já estabeleceu uma linha de ação para seu período de atuação. “Uma das principais metas é fortalecer as relações internas entre os conselheiros, uma vez que este é um ano atípico, quando temos vários novos conselheiros”, explica.

A professora vê como fundamental a integração dos novos quadros dentro das comissões e para isso pretende investir em ações de qualificação contínua por meio de sessões de estudos para fornecer subsídios para que os novos conselheiros possam exercer suas funções plenamente.

Outra meta é atuar junto ao governo do Estado na elaboração da Lei do Sistema Estadual de Educação. “A regulamentação já deveria ter saído em 1997 e ainda não foi elaborada. O conselho tem autonomia administrativa e como representante de vários setores da comunidade escolar deve participar deste processo”, defende Mariante.

Outra proposição imediata é estabelecer um cronograma de estudo e elaboração de novos atos do CEED no que se refere a reformulação dos pareceres 909/92, que trata das autorizações para funcionamento do Ensino Médio e do parecer 200/84 que trata das autorizações de funcionamento de estabelecimentos de ensino fundamental.

Comentários